Sistema lógico-semântico de expansão nareescrita de textos acadêmicos : escolhas linguísticas de uma estudanteversusas escolhas do ChatGPT
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
Logical-semantic expansion system in the rewriting of academic texts : linguistic choices of a student versus the choices of ChatGPT
Assunto
Resumo
O estudo aborda as escolhas linguísticas presentes na reescrita de textos produzidos por aprendizes novatos em contexto acadêmico e pela ferramenta ChatGPT. Tem-se por objetivo analisar essas escolhas linguísticas a partir do sistema lógico-semântico de expansão (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; 2014) presentes em versões reescritas de um mesmo texto. De natureza qualitativa e interpretativa, o corpus é constituído pela escrita e a reescrita de uma estudante de primeiro semestre de graduação e três ...
O estudo aborda as escolhas linguísticas presentes na reescrita de textos produzidos por aprendizes novatos em contexto acadêmico e pela ferramenta ChatGPT. Tem-se por objetivo analisar essas escolhas linguísticas a partir do sistema lógico-semântico de expansão (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; 2014) presentes em versões reescritas de um mesmo texto. De natureza qualitativa e interpretativa, o corpus é constituído pela escrita e a reescrita de uma estudante de primeiro semestre de graduação e três versões produzidas pelo ChatGPT, visando à comparação dessas ocorrências. A análise enfoca a natureza das mudanças nos complexos oracionais de todas as versões reescritas, buscando compreender quais mudanças no sistema lógico-semântico são recorrentes. Os resultados mostram que a expansão por intensificação é priorizada pelo ChatGPTatravés do acréscimo de modificadores, o que difere das escolhas da estudante. O ChatGPT segue um padrão, iniciando com orações paratáticas estendidas (1^+2) e dá continuidade com complexosoracionais elaborados hipotaticamente (α^ =β). O ChatGPT oferece respostas diferentes de acordo com o comando dado, numa tentativa de se assemelhar à reescrita, mas mostra dificuldade em produzir seguindo instruções extensas e reconhecer variáveis contidas no feedback. A contribuição diz respeito a entender como o ChatGPT lê as orientações disponibilizadas para reescrever um texto. ...
Abstract
This study addresses the linguistic choices present in the rewriting of texts produced by novice learners in an academic context and by the ChatGPT tool. The objective is to analyze these linguistic choices based on the logical-semantic expansion system (HALLIDAY; MATTHIESSEN,2004; 2014) present in rewritten versions of the same text. Qualitative and interpretative in nature, the corpus consists of the writing and rewriting of a first-semester undergraduate student and three versions produced b ...
This study addresses the linguistic choices present in the rewriting of texts produced by novice learners in an academic context and by the ChatGPT tool. The objective is to analyze these linguistic choices based on the logical-semantic expansion system (HALLIDAY; MATTHIESSEN,2004; 2014) present in rewritten versions of the same text. Qualitative and interpretative in nature, the corpus consists of the writing and rewriting of a first-semester undergraduate student and three versions produced by ChatGPT, aimed at comparing these occurrences. The analysis focuses on the nature of the changes in the complex sentences of all the rewritten versions, seeking to understand which changes in the logical-semantic system are recurring. The results show that expansion by intensification is prioritized by ChatGPT through the addition of modifiers, which differs from the student's choices. ChatGPT follows a pattern, starting with extended paratactic clauses (1^+2) and continuing with elaborated hypotactic complex clauses (α^=β). ChatGPT offers different responses depending on the given command, in an attempt to resemble the rewriting, but shows difficulty in producing following extensive instructions and recognizing variables contained in the feedback. The contribution relates to understanding how ChatGPT reads the instructions provided to rewrite a text. ...
Contido em
Diálogo das letras. Pau dos Ferros, RN. Vol. 12 (2023), e02307, p. 1-18
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39212)Linguística, Letras e Artes (2665)
Este item está licenciado na Creative Commons License