Mostrar el registro sencillo del ítem
O campo da docência com base na racionalidade crítica : investigação na etapa inicial de um curso de licenciatura em Química
dc.contributor.author | Fonseca, Carlos Ventura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T03:22:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-2413 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/271032 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, apresenta-se um estudo qualitativo documental que investiga uma disciplina universitária, posicionada no início do percurso formativo de um curso de Licenciatura em Química, pertencente a uma universidade federal. A pesquisa investiga as práticas pedagógicas desenvolvidas e explora documentos elaborados pelo docente ministrante e pelos discentes, sendo realizada a análise de conteúdo dos dados textuais contidos nestes. Os resultados explicitam que os informantes, inicialmente, entendiam o bom professor de Química com ênfase na dimensão estratégica, bem como pensavam a formação docente como processo mais orientado pelo modelo da racionalidade técnica. Por outro lado, após o desenvolvimento das atividades da disciplina referida, centradas em uma perspectiva crítica, constatou-se a constituição de reflexões mais aprofundadas por parte dos discentes, estas relacionadas ao ofício docente. Os resultados obtidos sugerem que instituições e profissionais formadores de docentes devem acentuar o planejamento de propostas centradas na tendência filosófica/ educacional transformadora da realidade e das relações sociais subjacentes a esta. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents a qualitative documental study that investigates a university discipline, positioned at the beginning of the formative path of an Academic Program in Chemistry Teacher Education belonging to a federal university. The research investigates the pedagogical practices developed and explores documents prepared by the lecturer and the students, with a content analysis of the textual data contained therein. The results show that the informants, initially, understood a good Chemistry teacher with emphasis on the strategic dimension, as well as thinking of teacher education as a process more guided by the model of technical rationality. On the other hand, after the development of the activities of the mentioned discipline centered on a critical perspective it was verified the formation of more in-depth reflections by the students, these related to the teaching profession. The results obtained suggest that institutions and professionals who train teachers should emphasize the planning of proposalscentered on the philosophical/educational trend that transforms reality and the social relations underlying it. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 18, n. 3 (2023), p. 32-60 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de quimica | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Critical rationality | en |
dc.title | O campo da docência com base na racionalidade crítica : investigação na etapa inicial de um curso de licenciatura em Química | pt_BR |
dc.title.alternative | The field of teaching based on critical rationality : research in the initial stage of an academic program in chemistry teacher education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001194434 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)