Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T03:22:35Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1982-2413pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271032pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, apresenta-se um estudo qualitativo documental que investiga uma disciplina universitária, posicionada no início do percurso formativo de um curso de Licenciatura em Química, pertencente a uma universidade federal. A pesquisa investiga as práticas pedagógicas desenvolvidas e explora documentos elaborados pelo docente ministrante e pelos discentes, sendo realizada a análise de conteúdo dos dados textuais contidos nestes. Os resultados explicitam que os informantes, inicialmente, entendiam o bom professor de Química com ênfase na dimensão estratégica, bem como pensavam a formação docente como processo mais orientado pelo modelo da racionalidade técnica. Por outro lado, após o desenvolvimento das atividades da disciplina referida, centradas em uma perspectiva crítica, constatou-se a constituição de reflexões mais aprofundadas por parte dos discentes, estas relacionadas ao ofício docente. Os resultados obtidos sugerem que instituições e profissionais formadores de docentes devem acentuar o planejamento de propostas centradas na tendência filosófica/ educacional transformadora da realidade e das relações sociais subjacentes a esta.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a qualitative documental study that investigates a university discipline, positioned at the beginning of the formative path of an Academic Program in Chemistry Teacher Education belonging to a federal university. The research investigates the pedagogical practices developed and explores documents prepared by the lecturer and the students, with a content analysis of the textual data contained therein. The results show that the informants, initially, understood a good Chemistry teacher with emphasis on the strategic dimension, as well as thinking of teacher education as a process more guided by the model of technical rationality. On the other hand, after the development of the activities of the mentioned discipline centered on a critical perspective it was verified the formation of more in-depth reflections by the students, these related to the teaching profession. The results obtained suggest that institutions and professionals who train teachers should emphasize the planning of proposalscentered on the philosophical/educational trend that transforms reality and the social relations underlying it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 18, n. 3 (2023), p. 32-60pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCritical rationalityen
dc.titleO campo da docência com base na racionalidade crítica : investigação na etapa inicial de um curso de licenciatura em Químicapt_BR
dc.title.alternativeThe field of teaching based on critical rationality : research in the initial stage of an academic program in chemistry teacher educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001194434pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem