Estratégias de aprendizagem dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Durante a Pandemia por COVID-19
Fecha
2023Materia
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem que foram determinantes para os discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante as disciplinas cursadas no período de Ensino Remoto Emergencial devido a pandemia por COVID19. Essa pesquisa se classifica como quantitativa e qualitativa, descritiva e levantamento por meio de um questionário, adaptado de Boruchovitch et al. (2006), o qual teve, ao todo, 242 respondentes e, posteriorme ...
O estudo teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem que foram determinantes para os discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante as disciplinas cursadas no período de Ensino Remoto Emergencial devido a pandemia por COVID19. Essa pesquisa se classifica como quantitativa e qualitativa, descritiva e levantamento por meio de um questionário, adaptado de Boruchovitch et al. (2006), o qual teve, ao todo, 242 respondentes e, posteriormente, mais um grupo focal de quatro participantes, realizado no mês de agosto de 2022. Os resultados evidenciaram que mesmo em momentos atípicos e com mudanças nas rotinas das aulas que antes eram presenciais e passaram a ser ministradas por Ensino Remoto Emergencial (ERE), predominantemente os discentes utilizaram estratégias metacognitivas, o que indica que eles têm consciência de qual melhor estratégia se adapta para o seu processo de ensino-aprendizagem. Observou-se, também, a complexidade que é para os professores em instruir alunos com perfis diferentes. Desse modo, o estudo contribui em evidenciar a adaptação dos discentes com o seu processo de ensino-aprendizagem em momento de adversidades, como em decorrência da pandemia, e a relevância da experiência dos docentes incentivando o uso de estratégias de aprendizagem durante as aulas do ERE. ...
Abstract
This is an analysis of the determining learning strategies used by undergraduate students of the Accounting Sciences course at the Federal University of Rio Grande do Sul during the terms that took place in the Emergency Remote Teaching period. This research is classified as quantitative, qualitative, and descriptive, with a survey through a questionnaire adapted from Boruchovitch et al. (2006), (242 respondents) and a focus group (4 participants) analyzed in August 2022. Results indicate that, ...
This is an analysis of the determining learning strategies used by undergraduate students of the Accounting Sciences course at the Federal University of Rio Grande do Sul during the terms that took place in the Emergency Remote Teaching period. This research is classified as quantitative, qualitative, and descriptive, with a survey through a questionnaire adapted from Boruchovitch et al. (2006), (242 respondents) and a focus group (4 participants) analyzed in August 2022. Results indicate that, even in atypical moments and with changes in the study routine, which was previously face-to-face and then switched to Emergency Remote Teaching (ERT), students predominantly used metacognitive strategies, indicating they are aware of which strategy best suits their learning process. The complexity of instructing students with different profiles is also indicated. Therefore, this study highlights how students adapted their learning process in times of adversity due to the pandemic and the relevance of the experience of professors encouraging the use of learning strategies during ERT classes. ...
En
Revista de Contabilidade Dom Alberto. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 12, n. 23 (2023), p. 158-181
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Nacional
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