Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola
dc.contributor.author | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Kraemer, Graciele Marjana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-13T03:42:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-387X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/270977 | pt_BR |
dc.description.abstract | Como os regimes discursivos do campo clínico, presentes em políticas educacionais, operam práticas de constituição de sujeitos que, em suas formas de vida, escapam à centralidade da norma? Mobilizadas por esse tensionamento e pelos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, propomos uma discussão a partir de políticas educacionais inclusivas no Brasil. Compreendemos que a prevalência da matriz clínica no enquadramento dos sujeitos com deficiência tem sido, nas últimas décadas, condição de possibilidade para a intensificação da produção de critérios diagnósticos, classificações e prescrições que incidem sobre as práticas escolares e operam a ampliação da busca pelos anormais a identificar. Na contramão dessa matriz, defendemos a escola como instituição capaz de resistir àquilo que fragiliza a vida no que possa ser potência inventiva, e perguntamos como criar em seu interior espaços para que o sujeito experiencie sua singularidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | How do the discursive regimes of the clinical field, present in educational policies, maintain up-to-date practices for the constitution of subjects who, in their ways of life, escape the centrality of the norm? Mobilized by this tension and the studies developed by Michel Foucault we propose a discussion based on policies that present principles for school integration in Brazil. We understand that the prevalence of the clinical matrix in the framing of subjects with disabilities has been updated in recent decades through the invention of new diagnostic criteria, classifications and prescriptions that affect school practices. In opposition to this matrix, we defend the school as an institution capable of resisting that which weakens life in what can be an inventive power, and we ask how spaces can be created within it for the subject to experience its singularity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação UNISINOS. Vol. 27 (2023), 16 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Singularity | en |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.title | Entre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escola | pt_BR |
dc.title.alternative | Between educational policies and discursive regimes of the clinical field, the creation of other possibilities to inhabit the school | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001193847 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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