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dc.contributor.authorMenezes, Eliana da Costa Pereira dept_BR
dc.contributor.authorKraemer, Graciele Marjanapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-13T03:42:06Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1519-387Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270977pt_BR
dc.description.abstractComo os regimes discursivos do campo clínico, presentes em políticas educacionais, operam práticas de constituição de sujeitos que, em suas formas de vida, escapam à centralidade da norma? Mobilizadas por esse tensionamento e pelos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, propomos uma discussão a partir de políticas educacionais inclusivas no Brasil. Compreendemos que a prevalência da matriz clínica no enquadramento dos sujeitos com deficiência tem sido, nas últimas décadas, condição de possibilidade para a intensificação da produção de critérios diagnósticos, classificações e prescrições que incidem sobre as práticas escolares e operam a ampliação da busca pelos anormais a identificar. Na contramão dessa matriz, defendemos a escola como instituição capaz de resistir àquilo que fragiliza a vida no que possa ser potência inventiva, e perguntamos como criar em seu interior espaços para que o sujeito experiencie sua singularidade.pt_BR
dc.description.abstractHow do the discursive regimes of the clinical field, present in educational policies, maintain up-to-date practices for the constitution of subjects who, in their ways of life, escape the centrality of the norm? Mobilized by this tension and the studies developed by Michel Foucault we propose a discussion based on policies that present principles for school integration in Brazil. We understand that the prevalence of the clinical matrix in the framing of subjects with disabilities has been updated in recent decades through the invention of new diagnostic criteria, classifications and prescriptions that affect school practices. In opposition to this matrix, we defend the school as an institution capable of resisting that which weakens life in what can be an inventive power, and we ask how spaces can be created within it for the subject to experience its singularity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação UNISINOS. Vol. 27 (2023), 16 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSingularityen
dc.subjectInclusionen
dc.titleEntre políticas educacionais e regimes discursivos do campo clínico, a criação de outros possíveis para habitar a escolapt_BR
dc.title.alternativeBetween educational policies and discursive regimes of the clinical field, the creation of other possibilities to inhabit the school en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001193847pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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