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dc.contributor.authorSilveira, Pedro Leandro Scarparopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-13T03:40:18Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2525-3123pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270931pt_BR
dc.description.abstractOs Festivais Nativistas, no contexto do Movimento Nativista Gaúcho, consistem em concursos de músicas que visam fomentar a criação e produção cultural de cunho regional. Esses eventos, através das canções julgadas, classificadas e premiadas, celebram identidades e ensejam disputas entre grupos sociais em busca de visibilidade, delimitando fronteiras simbólicas, vivificando mitos de origem e tradições inventadas. Este artigo apresenta uma análise de algumas canções da “Tafona da Canção Nativa de Osório” (um dos festivais desse movimento), de aspectos de seus regulamentos, de textos e de depoimentos de pessoas envolvidas no festival ao longo de seus 31 anos de existência. A Tafona se revela um festival sui-generis, já que, para além da “Linha Campeira”, destinada a canções que celebram essa dimensão hegemônica da identidade gaúcha, abre espaço para a premiação de canções que versam sobre “temática litorânea”, o que se dá pelo fato de a cidade de Osório estar inserida no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.description.abstractThe Nativist Festivals, in the context of the Nativist Gaucho Movement, consists of contests of songs which aim to foment regional cultural production and creation. These events, by the songs judged, classified, and awarded, celebrate identities and enable disputes between social groups on the pursuit of visibility, delimiting symbolic frontiers and vivifying myths of origins and invented traditions. This article presents an analysis of some songs from “Tafona da Canção Nativa de Osório” (one of the festivals from this movement), of its regulations, texts, and testimonies from people involved in the festival throughout its 31 years of existence. Tafona proves to be a sui-generis festival, since, in addition to the “Campeiro Theme,” intended for songs that celebrate this hegemonic dimension of the gaucho identity, the festival opens space to award songs that cover the “Coastal Theme,” which results from the city of Osório being inserted in the North Coast of Rio Grande do Sul.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGIS - Gesto, Imagem E Som - Revista de Antropologia [recurso eletrônico]. São Paulo: USP, 2023. Vol. 8, n. 1 (2023), e199765, 26 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdentitiesen
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectGrupos étnicospt_BR
dc.subjectEthnic groupsen
dc.subjectFestivais nativistaspt_BR
dc.subjectNativist festivalsen
dc.subjectNorth Coast of Rio Grande do Sulen
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectLitoral Norte, Região (RS)pt_BR
dc.subjectTraditionen
dc.titleIdentidades e grupos étnicos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul no Festival Tafona da Canção Nativapt_BR
dc.title.alternativeIdentities and ethnic groups in the Northern Shore of Rio Grande do Sul in the Tafona da Canção Nativa Festival en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001174560pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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