Desemparedamento das infâncias : a prática docente na perspectiva da história de vida de um professor de educação física
dc.contributor.advisor | Wittizorecki, Elisandro Schultz | pt_BR |
dc.contributor.author | Ricardo, Karoline Hachler | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-04T03:29:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/270666 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa abordamos o desemparedamento das infâncias na Educação Infantil a partir da trajetória de vida de um docente de Educação Física. Mais especificamente, procuramos compreender como se constroem as experiências docentes diante dos dilemas e das tensões da modernidade e da pós-modernidade, em relação ao desemparedamento, na interface com a prática pedagógica de docentes de Educação Física nesta etapa da escolarização. Para tanto, utilizamos a entrevista narrativa como método de produção de informações, através da investigação de caráter de pesquisa qualitativa e de abordagem biográfica. A revisão de literatura sugeriu que o desemparedamento, ao mesmo tempo que encontra brechas para aparecer como uma pedagogia decolonial, transgressora, que busca a reconexão das crianças com a natureza nos espaços-tempos de Educação Infantil, também encontra dificuldades para propor que as subjetividades que emergem na atualidade, bem como seus dilemas éticos, estéticos e as inéditas maneiras de convivência, de ensino e de aprendizagem que elas requerem, sejam respeitadas, reconhecidas e legitimadas nos espaços- tempos de educação e na prática docente. O sujeito-colaborador, além de fortalecer essa compreensão, mostrou que as experiências docentes em relação ao desemparedamento podem ser (e são) muito diversas, dependendo da trajetória de vida de cada sujeito; assim como que, para refletirmos o (e sobre o) corpo na Educação Física na Educação Infantil, é indispensável a compreensão de que o corpo não é (e nem deve ser) um instrumento das práticas educativas pré-prontas, ou seja, há necessidade de avançarmos para além dos aspectos objetivistas e instrumentalistas costumeiramente dados ao corpo pela Educação Física. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | Desemparedamento das infâncias : a prática docente na perspectiva da história de vida de um professor de educação física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001147159 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1260)