Desemparedamento das infâncias : a prática docente na perspectiva da história de vida de um professor de educação física
View/ Open
Date
2022Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Nesta pesquisa abordamos o desemparedamento das infâncias na Educação Infantil a partir da trajetória de vida de um docente de Educação Física. Mais especificamente, procuramos compreender como se constroem as experiências docentes diante dos dilemas e das tensões da modernidade e da pós-modernidade, em relação ao desemparedamento, na interface com a prática pedagógica de docentes de Educação Física nesta etapa da escolarização. Para tanto, utilizamos a entrevista narrativa como método de produ ...
Nesta pesquisa abordamos o desemparedamento das infâncias na Educação Infantil a partir da trajetória de vida de um docente de Educação Física. Mais especificamente, procuramos compreender como se constroem as experiências docentes diante dos dilemas e das tensões da modernidade e da pós-modernidade, em relação ao desemparedamento, na interface com a prática pedagógica de docentes de Educação Física nesta etapa da escolarização. Para tanto, utilizamos a entrevista narrativa como método de produção de informações, através da investigação de caráter de pesquisa qualitativa e de abordagem biográfica. A revisão de literatura sugeriu que o desemparedamento, ao mesmo tempo que encontra brechas para aparecer como uma pedagogia decolonial, transgressora, que busca a reconexão das crianças com a natureza nos espaços-tempos de Educação Infantil, também encontra dificuldades para propor que as subjetividades que emergem na atualidade, bem como seus dilemas éticos, estéticos e as inéditas maneiras de convivência, de ensino e de aprendizagem que elas requerem, sejam respeitadas, reconhecidas e legitimadas nos espaços- tempos de educação e na prática docente. O sujeito-colaborador, além de fortalecer essa compreensão, mostrou que as experiências docentes em relação ao desemparedamento podem ser (e são) muito diversas, dependendo da trajetória de vida de cada sujeito; assim como que, para refletirmos o (e sobre o) corpo na Educação Física na Educação Infantil, é indispensável a compreensão de que o corpo não é (e nem deve ser) um instrumento das práticas educativas pré-prontas, ou seja, há necessidade de avançarmos para além dos aspectos objetivistas e instrumentalistas costumeiramente dados ao corpo pela Educação Física. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License