Redes de apoio social e afetivo de crianças expostas a situações de risco
dc.contributor.advisor | Koller, Silvia Helena | pt_BR |
dc.contributor.author | Hoppe, Martha Marlene Wankler | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-23T03:31:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1998 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/270534 | pt_BR |
dc.description.abstract | A teoria ecológica enfoca o desenvolvimento da criança, o contexto e processos envolvidos, numa perspectiva temporal. A resiliência, ou manutenção de uma adaptação positiva apesar dos riscos, depende das condições individuais, coesão familiar e formação de redes de apoio social e afetivo. Este estudo investiga as redes de apoio social, sob a perspectiva das crianças e familiares utilizando o Mapa dos Cinco Campos e entrevistas. Foi realizado um levantamento dos fatores de risco. Participaram 40 crianças entre sete e nove anos, de escolas da Rede Pública. Vinte mães e um pai foram entrevistados sobre o relacionamento e contexto familiar. O mapa mediu o tamanho das redes de apoio, o fator de proximidade com as pessoas citadas, presença de conflitos, contatos negativos e insatisfação nos campos. O fator de proximidade foi associado nos campos família e vizinhos/amigos; parentes e escola; parentes e vizinhos/amigos; escola e contatos formais. Constatou-se um elevado índice de riscos no ambiente das crianças, identificados pela violência na família e vizinhança, separações conjugais, problemas de moradia, morte e desemprego. O Mapa dos Cinco Campos fornece dados importantes acerca da percepção da criança sobre seu mundo social. A análise do contexto auxiliou na compreensão das informações trazidas pelas crianças. | pt_BR |
dc.description.abstract | The ecological system theory postulates about the context, process and cronological model of the child's development. Resilience, or the maintenance of positive adaptation despite the adversities, depends on the individual conditions, fàmily cohesion and the development of social support. To understand the viewpoint of the children and their family about social support, the Five Field Map and Interview were used. Also, a survey of risk factors was done. A school class of 40 between seven and nigth-year-old, low socio economic status children, was tested. Also, 21 parents(20 mothers and one father) were interviwed to better understand the family relationships and their context. The map measured the number of relevant people, closeness factor, conflicts, negative contacts, broken relatioships and dissatisfaction. The closeness factor was associated with the family and the friend/neighbour; the relatives and school; the relatives and the friend/neighbour; and the school and formall contacts field. High levels of risks were founded on the children's environment, such as violence in the neighbourhood and within the family, divorce, problems at home, death, and unemployment. The Five Field Map is useful to evaluate important contents about how children perceive their social world. The analisys of context contributed to understand children's communications. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Redes de apoio social | pt_BR |
dc.subject | Populacoes de risco | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Redes de apoio social e afetivo de crianças expostas a situações de risco | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000216995 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1998 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (7581)Psychology (698)