Geometria plana e resolução de problemas : um estudo com estudantes da 2ª série do Ensino Médio
View/ Open
Date
2023Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar quais estratégias os alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola particular de Canoas/RS estabelecem para resolver problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse trabalho emerge da necessidade do pesquisador de buscar alternativas para preparar os estudantes da instituição em que atua para provas externas como o ENEM e vestibulares. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa considerando as contribuiçõe ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar quais estratégias os alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola particular de Canoas/RS estabelecem para resolver problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse trabalho emerge da necessidade do pesquisador de buscar alternativas para preparar os estudantes da instituição em que atua para provas externas como o ENEM e vestibulares. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa considerando as contribuições de Silveira e Córdova (2009) e foi desenvolvida à luz da Resolução de Problemas de Polya (1995), utilizando Onuchic e Allevato (2009) como inspiração nas etapas de Resolução de Problemas. Para a análise dos dados, foi utilizada a Teoria dos Três Mundos de David Tall. A produção de dados foi realizada em uma turma da segunda série do Ensino Médio de uma escola particular no ano letivo de 2023. Considerando que o público-alvo deste estudo são estudantes de uma escola que prepara para avaliações externas, foram selecionados e adaptados alguns problemas das provas do ENEM para a execução da prática. Após a produção de dados, a fim de responder a pergunta norteadora da pesquisa, foram analisadas as resoluções dos problemas desenvolvidas pelos estudantes participantes a partir do referencial teórico que embasa o estudo. Por meio dessa prática, os estudantes foram incentivados a pensar de maneira autônoma, aprimorar suas estratégias de resolução, fortalecer a capacidade de interpretação e desenvolver habilidades simbólicas. ...
Abstract
The present Final Course Work aims to analyze the strategies employed by second-year high school students at a private school in Canoas/RS to solve problems from the National High School Examination (ENEM). This research emerges from the researcher's need to seek alternatives to prepare students at the institution where they work for external exams such as the ENEM and college entrance exams. This study adopts a qualitative approach, considering the contributions of Silveira and Córdova (2009), ...
The present Final Course Work aims to analyze the strategies employed by second-year high school students at a private school in Canoas/RS to solve problems from the National High School Examination (ENEM). This research emerges from the researcher's need to seek alternatives to prepare students at the institution where they work for external exams such as the ENEM and college entrance exams. This study adopts a qualitative approach, considering the contributions of Silveira and Córdova (2009), and is developed based on Polya's Problem-Solving Framework (1995), drawing inspiration from Onuchic and Allevato (2009) in the problem-solving stages. The Three Worlds Theory by David Tall is employed for data analysis. Data collection took place in a second-year high school class at a private school during the 2023 academic year. Given that the target audience of this study comprises students at a school that prepares them for external assessments, some problems from ENEM exams were selected and adapted for practical execution. Following data collection, to address the research question, the problem-solving solutions developed by participating students were analyzed within the theoretical framework underpinning the study. Through this practice, students were encouraged to think autonomously, refine their problem-solving strategies, enhance their interpretative skills, and develop symbolic abilities. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License