Entre a lente e o pincel : interfaces de linguagens
dc.contributor.advisor | Cattani, Icleia Maria Borsa | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Niura Aparecida Legramante | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-23T03:29:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/270524 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa propõe-se a análise de diversas questões resultantes das interfaces entre o meio fotográfico e o pictórico e de alguns aspectos dos meios gráficos em produções contemporâneas: mise en scène, matérias, códigos e convenções pictofotográficas e tableau photographique. O estudo estrutura-se em dois eixos principais: a fotografia como reminiscências do pictural e a fotografia como premissa para o pictural e o gráfico. Investigam-se as fontes visuais utilizadas nos processos de criação, de que forma uma linguagem pode reverberar em outra e como a fotografia transformou o conceito de obra e de artista ao modificar a relação deste com o real. Para realizar as abordagens sobre as naturezas desses meios, considera-se um conjunto de obras de artistas atuantes a partir dos anos de 1970 até o presente momento em Paris, Porto Alegre e São Paulo: Bachelot Caron, Cia de Foto, Felipe Cama, Marco Giannotti, Marco Buti, Marilice Corona, Mário Röhnelt, Maristela Salvatori, Miriam Tolpolar, Philippe Cognée e Vera Chaves Barcellos, entre outros. O foco das análises não se encontra na totalidade da produção de cada artista, mas somente em determinadas obras de cada um, pertinentes às problemáticas elencadas em cada capítulo. Também fazem parte das abordagens alguns trabalhos de artistas internacionais bastante conhecidos – Robert Rauschenberg, Gerhard Richter, Jeff Wall, Luc Tuymans, Joel-Peter Witkin e Cindy Sherman, entre outros –, uma vez que suas obras e processos têm consonância com as questões tratadas nesta pesquisa. O campo teórico estruturou-se a partir das contribuições de teóricos como André Rouillé, Éric de Chassey, Dominique Baqué, Icleia Cattani, Laura Flores, Michel Frizot, Michel Poivert, Olivier Lugon, Régis Durand, Vicent Lavoie e Vilém Flusser, entre outros. Dessa forma, a pesquisa procura contemplar um trabalho analítico conceitual sobre o cruzamento entre diferentes linguagens. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis aims at analyzing several issues resulting from interfaces between photographic and pictorial means, and some aspects of graphic means in contemporary productions: mise en scène, matters, pictorial-photographic codes and conventions, and tableau photographique. The study is structured on two axes: photography as reminiscences of the pictorial, and photography as a premise of the pictorial and the graphical. The investigation addresses the visual sources used in the creation processes, the way through which a language can reverberate in another language, and the way that photography has changed the concept of both art work and artist by modifying the relationship between the latter and the real. In order to approach the natures of those means, works by several artists that have been working since the 1970’s up to the present, in Paris, Porto Alegre and Sao Paulo, have been considered, such as Bachelot Caron, Cia de Foto, Felipe Cama, Marco Giannotti, Marco Buti, Marilice Corona, Mário Röhnelt, Maristela Salvatori, Miriam Tolpolar, Philippe Cognée and Vera Chaves Barcellos, among others. The focus of the analyses is not on the whole production of each artist, but only on certain works regarded as relevant to the issues raised in each chapter. Other foreign artists such as Robert Rauschenberg, Gerhard Richter, Jeff Wall, Luc Tuymans, Joel-Peter Witkin and Cindy Sherman, among others, have also been addressed, as their works and processes are in line with the issues approached in this research. The theoretical field is structured on contributions by theorists such as André Rouillé, Éric de Chassey, Dominique Baqué, Icleia Cattani, Laura Flores, Michel Frizot, Michel Poivert, Olivier Lugon, Régis Durand, Vicent Lavoie and Vilém Flusser, among others. Thus, the research attempts to conduct an analytical conceptual approach of the crossing of different languages. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Language crossings, | en |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Pictorial- photographic matters | en |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.subject | Mise en scène | en |
dc.subject | Tableau photographique | en |
dc.subject | Matérias pictofotográficas | pt_BR |
dc.subject | Cruzamento de linguagens | pt_BR |
dc.title | Entre a lente e o pincel : interfaces de linguagens | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000892337 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Visual Arts (473)