Show simple item record

dc.contributor.advisorSalvatori, Maristelapt_BR
dc.contributor.authorVeilson, Caroline dos Passospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-21T03:32:07Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270482pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta os desdobramentos práticos e teóricos que se iniciam através de uma abordagem da gravura em campo ampliado, utilizando matrizes não tradicionais em experimentos que buscam preservar as memórias dos espaços e objetos. A criação de imagens se baseia no deslocamento de texturas, rastros e traços, com destaque para formas efêmeras, como sombras e plantas, que são consideradas matrizes no processo. Os objetos que fazem parte dessas construções visuais são analisados sob a perspectiva do colecionismo e passam a ser identificados nesta produção como documentos de trabalho. O suporte nessas produções poéticas é concebido como um elemento ativo, composto principalmente por papéis artesanais de fibra de bananeira, papel de livro e papéis de chá.pt_BR
dc.description.abstractThis research presents the practical and theoretical developments that begin through an approach to the Expanded Field of Printmaking, using non-tra ditional plates in experiments that seek to preserve the memories of spaces and objects. The creation of images is based on the displacement textures, tracks, and traces, highlighting ephemeral forms, such as shadows and plants, which are considered matrices in the process. The objects that are part of these visual constructions are analyzed from the perspective of collecting and are identified in this production as working documents. The support in these poetic productions is conceived as an active element, composed mainly of handmade papers of banana fiber, book paper, and tea papers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngravingen
dc.subjectGravurapt_BR
dc.subjectColeção (Arte)pt_BR
dc.subjectExpanded field of printmakingen
dc.subjectCollectionen
dc.titleA gravura como processo : formas de captar ausênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001193557pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record