Onde estão Piaget e Paulo Freire? Concepções de aprendizagem na Licenciatura em Ciências Biológicas : possíveis contradições entre o discurso e as práticas anunciadas
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Inspirada e conduzida por minhas experiências de estudante, em especial, as relativas ao ensino superior, o objeto desta pesquisa foi definido. Seu argumento investigativo centra-se nas articulações entre as concepções de aprendizagem expressas no Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e as metodologias de ensino presentes nos Planos de ensino de disciplinas selecionadas, e suas possíveis contradições. O objetivo desta pesquisa foi identificar coerências/incoerências ...
Inspirada e conduzida por minhas experiências de estudante, em especial, as relativas ao ensino superior, o objeto desta pesquisa foi definido. Seu argumento investigativo centra-se nas articulações entre as concepções de aprendizagem expressas no Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e as metodologias de ensino presentes nos Planos de ensino de disciplinas selecionadas, e suas possíveis contradições. O objetivo desta pesquisa foi identificar coerências/incoerências entre as concepções de aprendizagem preconizadas no Projeto político-pedagógico do curso e as metodologias de ensino incluídas nos Planos de Ensino das disciplinas. Para alcançar esses objetivos, uma pesquisa documental foi feita tomando como objetos de estudo o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS e os Planos de Ensino das disciplinas do curso. Entre outros autores, o Projeto Pedagógico do curso traz Jean Piaget e Paulo Freire como fundamentais para a determinação das concepções de aprendizagem em que o curso deveria ser fundamentado. Dessa forma, buscou-se nos Planos de Ensino das disciplinas, palavras indicadoras das metodologias utilizadas em sala de aula, para então buscar estabelecer relações com os discursos presentes no Projeto Pedagógico do curso e com as concepções de aprendizagem propostas por Paulo Freire e Jean Piaget. Palavras referentes às metodologias de ensino foram contabilizadas, derivando em marcos interpretativos, compreendidos como categorias de análise. Foram assim denominadas: Prática, Grupo/Coletivo, Teórica/Expositiva, Aluno atuante e Pluridirecional. Em cada categoria de análise criada foram agrupados termos e expressões representativos do que aparece na metodologia de ensino dos planos de ensino amostrados. Dessa forma, referências a Prática aparecem 19 vezes, Grupo/Coletivo aparecem 21 vezes, Teórica/Expositiva aparecem 33 vezes, Aluno atuante aparecem 55 vezes e Pluridirecional aparecem 33 vezes. É observável que a maioria das menções a metodologias que se relacionam com as teorias de Piaget e Paulo Freire aparecem nas disciplinas ofertadas pela Faculdade de Educação (FACED), em oposição àquelas ofertadas pelo Instituto de Biociências (IBIO) da UFRGS. Essas concepções de aprendizagem se manifestam principalmente na promoção de trocas entre alunos e na incorporação de diversos métodos de ensino-aprendizagem para a real assimilação de conteúdos. Argumenta-se que uma reflexão analítica dos resultados encontrados pode promover encontros, eventos e debates acerca da formação de professores na Universidade, e em especial, no IBIO e na FACED. ...
Abstract
Inspired and guided by my experiences as a student, especially those related to higher education, the focus of this research was defined. Its investigative argument centers on the connections between the learning concepts expressed in the Pedagogical Project of the Biological Sciences Teaching Program and the teaching methodologies present in selected course syllabi, and their possible contradictions. The objective of this research was to identify consistencies/inconsistencies between the learn ...
Inspired and guided by my experiences as a student, especially those related to higher education, the focus of this research was defined. Its investigative argument centers on the connections between the learning concepts expressed in the Pedagogical Project of the Biological Sciences Teaching Program and the teaching methodologies present in selected course syllabi, and their possible contradictions. The objective of this research was to identify consistencies/inconsistencies between the learning concepts advocated in the pedagogical project of the program and the teaching methodologies included in the course syllabi. To achieve these objectives, documentary research was conducted, with the objects of study being the Pedagogical Project of the Biological Sciences Teaching Program at UFRGS and the course syllabi of the program. Among other authors, the program's Pedagogical Project cites Jean Piaget and Paulo Freire as fundamental for determining the learning concepts on which the program should be based. Therefore, we sought in the course syllabi words indicating the teaching methodologies used in the classroom, and then sought to establish relationships with the discourses present in the program's Pedagogical Project and with the learning concepts proposed by Paulo Freire and Jean Piaget. Words related to teaching methodologies were counted, resulting in interpretive markers, understood as categories of analysis. They were thus named: Practice, Group/Collective, Theoretical/Expository, Active Student, and Multidirectional. In each created analysis category, terms and expressions representative of what appears in the teaching methodology of the sampled course syllabi were grouped. Thus, references to Practice appear 19 times, Group/Collective appear 21 times, Theoretical/Expository appear 33 times, Active Student appears 55 times, and Multidirectional appear 33 times. It is observable that most mentions of methodologies related to the theories of Piaget and Paulo Freire appear in the courses offered by the Faculty of Education (FACED), in contrast to those offered by the Institute of Biosciences (IBIO) at UFRGS. These learning concepts are mainly manifested in the promotion of exchanges between students and the incorporation of various teaching and learning methods for the real assimilation of content. It is argued that an analytical reflection on the results found can promote meetings, events, and debates on teacher education at the University, especially at IBIO and FACED. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License