Museus de arte na internet : uma análise de sites de instituições brasileiras
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho analisa sites de museus de arte brasileiros, a fim de identificar e discutir elementos que permitam refletir sobre o atual panorama dessas instituições culturais no ambiente digital, bem como sobre transformações que a internet tem suscitado no sistema da arte contemporâneo. Para tanto, selecionou-se oito websites, compreendendo os seguintes espaços: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu Oscar Niemeyer, Instituto Inhotim, Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte de São Pau ...
O presente trabalho analisa sites de museus de arte brasileiros, a fim de identificar e discutir elementos que permitam refletir sobre o atual panorama dessas instituições culturais no ambiente digital, bem como sobre transformações que a internet tem suscitado no sistema da arte contemporâneo. Para tanto, selecionou-se oito websites, compreendendo os seguintes espaços: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu Oscar Niemeyer, Instituto Inhotim, Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna da Bahia. A pesquisa, de cunho exploratório, utiliza abordagem metodológica qualitativa, orientando-se por revisão bibliográfica e análise de conteúdo. O referencial teórico conta com contribuições das áreas das artes, museologia, sociologia e comunicação, incluindo autores como Bulhões, Wu, Barranha, Desvallées e Mairesse, Cocotle, Santaella, Castells. Sinaliza-se que as reflexões propostas partiram dos conteúdos disponíveis em ou conectados aos sites (acessados sob ponto de vista de pesquisadora-usuária), sendo as principais análises elaboradas sobre materiais coletados entre março e abril de 2023. Ao olhar para os menus das páginas investigadas, por exemplo, percebe-se forte relação dos temas e termos escolhidos com o tripé museológico (preservação, pesquisa e comunicação) e com algumas influências capitalistas contemporâneas (o museu como marca). De modo geral, observa-se que a tímida atuação que as instituições de arte vinham desempenhando no meio on-line, fosse por escassez de recursos humanos e financeiros ou mesmo resistência – na tentativa de preservar sua autonomia e autoridade –, sofreu significativas alterações em decorrência da pandemia e do isolamento social. Destaca-se a expansão de conteúdos em formatos digitais (vídeos, áudios e jogos) e iniciativas de revisão institucional (efervescência de práticas descoloniais nos âmbitos das coleções e exibições). ...
Abstract
The present work analyzes Brazilian art museum websites in order to identify and discuss elements that allow us to reflect on the current panorama of cultural institutions in the digital environment, as well as on transformations that the internet has brought about in the contemporary art system. For that, eight websites were selected, comprising the following establishments: Rio Grande do Sul Museum of Art, Oscar Niemeyer Museum, Inhotim Institute, São Paulo Pinacoteca, São Paulo Museum of Art ...
The present work analyzes Brazilian art museum websites in order to identify and discuss elements that allow us to reflect on the current panorama of cultural institutions in the digital environment, as well as on transformations that the internet has brought about in the contemporary art system. For that, eight websites were selected, comprising the following establishments: Rio Grande do Sul Museum of Art, Oscar Niemeyer Museum, Inhotim Institute, São Paulo Pinacoteca, São Paulo Museum of Art, São Paulo Museum of Modern Art, Rio de Janeiro Museum of Modern Art, Bahia Museum of Modern Art. The exploratory research is based on a qualitative approach, and guided by bibliographic review and content analysis. The theoretical framework includes authors from the fields of art, museology, sociology and communication, such as Bulhões, Wu, Barranha, Desvallées & Mairesse, Cocotle, Santaella, Castells. It should be noted that the proposed reflections were based on the content available on or connected to the websites (accessed from the point of view of a researcher-user), especially the ones collected between March and April 2023. Themes and terms of the investigated pages menus shows a strong relationship with the Museology tripod (preservation, research and communication) and with some contemporary capitalist influences (the museum as a brand). In general, it is observed that the timid performance that art institutions had been carrying out in the online environment, whether due to a lack of human and financial resources or even resistance – in an attempt to preserve their autonomy and authority –, has undergone significant changes as a result of the social isolation during the pandemic. The expansion of content in digital formats (videos, audios and games) and institutional review initiatives (effervescence of decolonial practices in the scope of collections and exhibitions) stands out. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2867)Artes Visuais (473)
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