Show simple item record

dc.contributor.advisorSchulz, Liapt_BR
dc.contributor.authorRockenbach, Luiza Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T03:25:25Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270389pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso se propõe a contribuir com os estudos referentes à formação de leitores, em especial ao mediador em grupos de leitura literária em voz alta. Buscou-se entender como as estratégias de mediação se diferenciam e se assemelham em grupos de leitura realizados em modalidade on-line e presencial, e de que maneira o mediador contribui nesses espaços para a formação de leitores. A pesquisa é de cunho qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa ação, envolvendo observação participante, com registros em diários de campo e realização de questionário, em sala de aula de Língua Portuguesa de duas turmas de segundo ano de uma escola pública federal de Porto Alegre. Os dados gerados foram cotejados com dados de pesquisa anterior, realizada em modalidade presencial (Netto; Rockenbach, 2022). A fundamentação teórica que subsidia este trabalho traz autores como Petit (2019), Riter (2009), De Maria (2016), Mota (2015), Bajour (2012), Zilberman (2012) e Milano (2020), que tratam sobre formação de leitores, mediação de leitura literária e leitura em voz alta. Os resultados dessa análise apontaram a identificação de sete estratégias de mediação em ambiente presencial, resultando em um maior número de estratégias em relação à mediação realizada em ambiente virtual. Além disso, destaca-se a estratégia termômetro da necessidade dos alunos, cuja ocorrência só é possível em ambiente presencial. Tais achados contribuem com a discussão sobre leitura literária na escola, na medida em que evidenciam uma categorização de práticas inerentes ao processo de mediação, dando-lhe materialidade, o que facilita a troca de experiências entre docentes que trabalham com leitura literária na escola.pt_BR
dc.description.abstractThis final paper aims to contribute to the research on readers' formation, particularly focusing on the role of mediators in literary read-aloud groups. The objective was to comprehend the differences and similarities in mediation strategies between online and in-person literary reading groups, as well as to explore how the mediator contributes to reader formation in these contexts. The research follows a qualitative approach, specifically an action research methodology, involving active observation, field diary writing, and questionnaire administration in Brazilian Portuguese Language classes of two second-year groups of a federal public school located in Porto Alegre. The generated data was collated with data from a previous research conducted in person (NETTO e ROCKENBACH, 2022). The theoretical framework that supports this work includes authors such as Petit (2019), Riter (2009), Maria (2016), Mota (2015), Bajour (2012), Zilberman (2012), and Milano (2022), who discuss readers’ formation, literary reading mediation, and aloud reading. The results of this analysis identified seven mediation strategies in an in-person environment, yielding a greater number of strategies compared to an online setting. Furthermore, it is important to highlight the Students’ Thermometer Strategy, which is only feasible in an in-person environment. These findings contribute to the discussion on literary reading at school by providing a categorization of practices inherent to the mediation process, making it more tangible and facilitating the exchange of experiences among educators engaged in literary reading within the educational setting.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReader formationen
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectMediation strategiesen
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectThe mediator roleen
dc.titleEstratégias de mediação de leitura literária em voz alta : o papel do mediador na formação de leitorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNetto, Daniela Faveropt_BR
dc.identifier.nrb001193071pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record