Show simple item record

dc.contributor.advisorBittencourt, Rita Lenira de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorNunes Júnior, Paulo Henrique Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T03:25:09Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270375pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe-se a analisar os contos “O interior selvagem”, “Primeiras vezes”, “Flor, flores, ferro retorcido” e “Dramaturga hermética”, que compõem o livro Amora, da escritora gaúcha Natalia Borges Polesso, publicado em 2015, a partir do desenvolvimento do conceito de “autoficção”. Para tanto, é feita uma análise de estudos epistemológicos quanto ao gênero, desde sua origem pelo escritor francês Doubrovsky, até os estudos atuais propostos por Luciene Azevedo (2008, 2016), Vincent Colonna (2004) e Diana Klinger (2006), em que a autoficção será colocado não só como instrumento do autor, como também de um coletivo. Além disso, pretende-se fazer uma distinção entre a autoficção e a autoficção especular, proposta por Colonna e que servirá de base para a análise em um terceiro momento. Por fim, este estudo pretende busca compreender e identificar as diferentes identidades que permeiam as narrativas poéticas dos contos selecionados, a forma com que detalham uma narrativa atemporal sobre a homossexualidade feminina, concomitante à inquietação pessoal da autora, cujas experiências e interpretações se misturam às das personagens.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the short stories “Wild inside”, “First times”, “Flor”, and “Hermetic dramaturge”, which are part of the book Amora by Natalia Borges Polesso, published in 2015. To this end, this work will consider the concept of autofiction, from an epistemological study regarding the genre, from its origin by the French writer Doubrovsky to the current studies proposed by Luciene Azevedo (2008, 2016), Vincent Colonna (2004), and Diana Klinger (2006), in which autofiction will be considered not only a tool of the author but also as a collective one. Furthermore, a distinction will be made between autofiction and speculative autofiction, proposed by Colonna and serving as a basis for the analysis in a third moment. Finally, this study aims to comprehend and identify the different identities that permeate the poetic narratives of the selected stories, the way in which they depict a timeless narrative about female homosexuality, concomitant with the personal concerns of the author, whose experiences and interpretations blend with those of the characters.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolesso, Natalia Borges, 1981-pt_BR
dc.subjectAutofictionen
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectContemporary literatureen
dc.subjectLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subjectComparative literatureen
dc.subjectAutoficçãopt_BR
dc.title“Eu me falto ao longo de mim” : a autoficção em amora de Natalia Borges Polessopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001189722pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record