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dc.contributor.advisorFinger, Ingridpt_BR
dc.contributor.authorKliemann, Manuela Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T03:24:39Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270348pt_BR
dc.description.abstractO bilinguismo sempre foi tratado como uma parte muito importante para alguém se dar “bem na vida”, ou para ter um bom “lugar no mundo” e, hoje em dia, essa necessidade de ser bilíngue está surgindo cada vez mais cedo, chegando ao grupo das crianças. Juntamente com isso, a internet e as redes sociais também têm crescido muito e, especialmente, as páginas de influenciadores de todos os tipos, desde coisas simples e comuns, como maquiagens e outfits, mas também para coisas mais sérias, como o ensino e a aquisição de uma segunda língua. Na junção dessas duas coisas - a necessidade de as crianças começarem a aprender uma segunda língua desde cedo e o crescimento desenfreado das páginas de influenciadores em redes sociais -, muitas páginas que “ensinam” a transformar seus filhos em crianças bilíngues começaram a aparecer. Dessa forma, é possível começar a se questionar o quanto o conteúdo dessas páginas é verdadeiro e teoricamente embasado em boas e respeitadas teorias. Foi nesse contexto que surgiu a presente pesquisa, que visa a responder à pergunta “O que o Instagram está ensinando sobre criar crianças bilíngues ?”. Para responder essa questão , foi realizada uma revisão sistemática da literatura acadêmica sobre bilinguismo e sobre a aquisição da linguagem , principalmente com as ideias de Yule (2017) e Cunningham (2011) e, por meio de uma abordagem qualitativa , postagens e conteúdo de perfis relevantes do Instagram foram coletados e analisados , identificando os temas centrais abordados e as estratégias de comunicação utilizadas por eles. Dessa forma , a análise comparativa revela similaridades e discrepâncias entre a representação nas mídias sociais e as abordagens acadêmicas, fornecendo insights sobre a disseminação de informações sobre bilinguismo e sua influência nas percepções populares . Ao compreender melhor como o discurso online interage com as bases acadêmicas, este estudo pretende contribuir para uma compreensão mais abrangente do bilinguismo e da aquisição da linguagem na sociedade contemporânea, com o objetivo de ajudar os pais e os responsáveis a selecionarem o melhor conteúdo para prepararem seus filhos para adquirir uma segunda língua.pt_BR
dc.description.abstractBilingualism has always been treated as a very important part for someone to do “well in life”, or to have a “good place in the world” and, nowadays, this need to be bilingual is appearing earlier and earlier, reaching the children's group. Along with this, the internet and social media have also grown a lot and, especially, the pages of influencers of all kinds, from simpler things, such as makeup and outfits, but also for more serious things, such as teaching and acquiring a second language. In the combination of these two things - the need for children to start learning a second language from an early age and the unbridled growth of pages on social networks -, many pages that "teach" how to turn their children into bilingual children, have appeared. In this way, it is possible to start questioning how much the content of these pages is true and theoretically based on good and respected theories. Therefore , this research aims to answer the question “What is Instagram teaching about raising bilingual kids ?”. To answer this question , I performed a systematic review of academic literature on bilingualism and language acquisition, mainly by Yule (2017) and Cunningham (2011), and through a qualitative approach, I collected and analyzed posts and content from relevant profiles. of Instagram, identifying the central themes addressed and the communication strategies used by them. Thus, the comparative analysis revealed similarities and discrepancies between representation in social media and academic approaches, providing insights into the dissemination of information about bilingualism and its influence on popular perceptions. By better understanding how online discourse interacts with academic foundations , this study contributes to a more comprehensive understanding of bilingualism and language acquisition in contemporary society, with the aim of helping parents and guardians select the best content to pass on to your children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectBilingualism in childhooden
dc.subjectAquisição da linguagem (segunda língua)pt_BR
dc.subjectInstagramen
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectInfluencersen
dc.subjectLanguage acquisitionen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.title#Bilingualkids : what are people on instagram teaching about raising a bilingual kid?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001193022pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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