Listar Ciencias del Movimiento Humano por autor "Wittizorecki, Elisandro Schultz"
Mostrando ítems 1-20 de 24
-
Compreensões de professores de Educação Física acerca das implicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na sua formação docente
Izidoro Júnior, Carlos Alberto Rosário (2019) [Tesis de maestría]A presente dissertação de mestrado tem como objetivo geral entender como dois professores de Educação Física, que participaram do Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na condição de estudante, ... -
Construção curricular, interculturalidade e educação física : possíveis ressonâncias
Tavares, Natacha da Silva (2021) [Tesis]A presente pesquisa surge a partir de uma caminhada em pesquisa que vem investindo o olhar nos processos pedagógicos e na construção da Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Ao longo do estudo que compõe ... -
Contextos e desdobramentos da base nacional comum curricular na construção e materialização de um documento orientador curricular municipal da área da educação física, em tempos de pandemia
Farias, Luciane Sironi (2022) [Tesis de maestría]Esta dissertação visa compreender os contextos políticos-pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus desdobramentos na construção e na materialização do Documento Orientador Curricular Território de Portão/RS ... -
Da sala de aula à gestão escolar : professores de Educação Física em equipes diretivas de escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA)
Lopes, Andressa Ceni (2016) [Tesis de maestría]A presente pesquisa objetivou compreender como docentes de Educação Física que estão na posição funcional de direção ou vice-direção assumem, significam e experienciam a gestão escolar na Rede Municipal de Ensino de Porto ... -
Diferentes infâncias e a prática pedagógica do professor de Educação Física : estudo na rede municipal de Portão/RS
Rocha, Fioravante Corrêa da (2014) [Tesis de maestría]A presente dissertação de mestrado tem como tema de estudo as diferentes infâncias e a prática pedagógica dos professores de Educação Física (EF) da Rede Municipal de Ensino de Portão/RS (RMENP). Trata-se de uma pesquisa ... -
Entre massificação do ensino e a busca de uma escola justa : a perspectiva dos professores de educação física do programa ação integrada para adolescentes de Esteio/RS
Gonçalves, Patrick da Silveira (2018) [Tesis de maestría]O Programa Ação Integrada para Adolescentes (PAI) é uma política pública desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Esteio / RS, que visa a complementação do Ensino Fundamental para adolescentes entre 15 e 17 ... -
Epistemologias da Educação Física escolar : do alto da torre de marfim ao chão da realidade concreta
Frasson, Jéssica Serafim (2020) [Tesis]Esta tese de doutorado tem como tema de pesquisa o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar e busca discutir, a partir de diferentes pontos de vista epistemológicos, a questão expressada pela seguinte ... -
Mal-estar docente em professoras de educação física da rede estadual do Rio Grande do Sul e seus impactos na docência : três estudos de caso
Magalhães, Rafael de Lima (2023) [Tesis de maestría]A manifestação do mal-estar e outras consequências na saúde de professores/as do componente curricular Educação Física e que acabam interferindo no seu trabalho é o que permeia essa pesquisa. O presente estudo teve como ... -
"As meninas são mais maduras", "os meninos são infantis": regulação de gênero no I ciclo e suas interfaces nas aulas de Educação Física
Assis, Amanda Dória de (2021) [Tesis]Esta tese discute gênero no I ciclo do Ensino Fundamental, em especial, analisando o modo pelo qual as meninas vêm se produzindo nesta etapa de ensino e suas interfaces nas aulas de Educação Física. Para tanto, foi realizado ... -
Micropolítica escolar e o trabalho docente do professor de educação física : estudo de caso etnográfico em uma escola estadual de Camaquã/RS
Borba, Jônatas da Costa Brasil de (2015) [Tesis de maestría]A pesquisa que se materializa nesta Dissertação de Mestrado tem como objetivo investigar as relações micropolíticas que integram o contexto escolar no qual o professor de Educação Física se insere e desenvolve o seu trabalho ... -
Mudanças sociais e o trabalho docente do professorado de educação física na escola de ensino fundamental : um estudo na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Wittizorecki, Elisandro Schultz (2009) [Tesis]Esta tese trata de compreender as relações entre as mudanças sociais e os impactos destas no trabalho dos professores de Educação Física nas escolas. Representa o desdobramento da dissertação de mestrado concluída em 2001 ... -
Narrativas de professores e professoras de Educação Física acerca das implicações das políticas educacionais no trabalho docente na rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS
Wolff, Tatiana Camargo (2020) [Tesis de maestría]O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa tomou ... -
Narrativas sobre o processo de constituição docente dos estudantes de educação física em formação inicial durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGS
Quadros, Lediana Ribeiro de (2019) [Tesis de maestría]Essa dissertação trata das experiências formativas dos estudantes de Educação Física em formação inicial durante os estágios de docência a partir de suas narrativas. Aprofundar a compreensão sobre o processo de formação ... -
Organização do conhecimento nas aulas de educação física em duas escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre
Fazenda Júnior, Carlos Alberto Perdomo (2016) [Tesis de maestría]A presente dissertação trata da organização do conhecimento nas aulas de Educação Física em duas escolas no contexto da proposta político-pedagógica Escola Cidadã da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. A Rede Municipal ... -
A prática pedagógica dos professores de educação física e as políticas educacionais no ensino médio um estudo na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
Silva, André Osvaldo Furtado da (2018) [Tesis de maestría]Esta dissertação aborda a prática pedagógica dos docentes do componente curricular Educação Física atuantes na Rede Estadual de Ensino do estado do Rio Grande do Sul no Ensino Médio, frente às políticas educacionais estaduais ... -
As práticas corporais na cultura escolar : dimensões do acesso
Andrade, Laura Giovana dos Santos (2023) [Tesis de maestría]A partir da necessidade de compreensão do universo escolar no que diz respeito ao acesso à experimentação, ou seja, o envolvimento corporal, das práticas corporais em um cenário de intensas modificações da cena educativa, ... -
As práticas corporais na educação integral em tempo integral : um estudo em duas escolas públicas
Carvalho, Renata de Oliveira (2018) [Tesis de maestría]O objetivo geral desta pesquisa está formulado da seguinte maneira: compreender como as práti-cas corporais se configuram na educação integral de tempo integral e quais lugares ocupam. A abordagem metodológica escolhida ... -
O Programa Mais Educação e os efeitos no trabalho docente de professores de educação física da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo
Cassales, Gilse Gonçalves (2017) [Tesis de maestría]O presente estudo teve como pretensão investigar os efeitos gerados sobre o trabalho docente de professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo a partir da ampliação do tempo escolar, caracterizada ... -
O que quer a educação física na educação de jovens e adultos ? narrativas de docentes da rede municipal de ensino de Canoas / RS
Gonçalves, Patrick da Silveira (2023) [Tesis]A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica que surge para superar as desigualdades sociais que historicamente se constituíram na sociedade brasileira. Entendendo que, enquanto movimento popular, ... -
Se virando nos 30” com “os pequenos” : um estudo no i ciclo sobre o trabalho docente de educação física
Assis, Amanda Dória de (2017) [Tesis de maestría]Esta dissertação teve como objetivo compreender de que modo os/as professores/as especialistas de Educação Física constituem seu trabalho docente no I ciclo em duas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Nessa ...