Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Marta Isaacsson de Souza ept_BR
dc.contributor.authorBackes, Laura Beatrizpt_BR
dc.date.accessioned2010-12-18T04:22:58Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26996pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação se propõe a discutir princípios e identificar alguns procedimentos técnicos que provoquem a descoberta, particularmente por atores e bailarinos, de novos territórios de vocalidade, que contribuam para enriquecer a construção da poética cênica. Considerando a emoção como elemento fundamental na descoberta de possibilidades para a voz, o estudo parte das pesquisas pioneiras de Alfred Wolfsohn (1896-1962) e de seu aluno Roy Hart (1926-1975) para se concentrar nas práticas pedagógicas do Pantheatre, companhia fundada na França por Enrique Pardo junto a outros integrantes originais do Roy Hart Theatre (1962-1986). Além da pesquisa bibliográfica, a reflexão fundamentou-se na observação participante de dois workshops intensivos, ministrados por integrantes do Pantheatre, em entrevistas realizadas com o próprio Enrique Pardo e, ainda, na transposição de algumas das práticas pedagógicas então vivenciadas naqueles workshops ao treinamento do Grupo Experimental de Dança e do Grupo Experimental de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre (SMC-PMPA). A base teórica centra-se nos referenciais do próprio Pantheatre, mas vale-se também de um olhar transdisciplinar ao encontrar auxílio em reflexões advindas da filosofia, da psicologia e das neurociências.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims at discussing principles and identifying some technical procedures to give support, particulary for actors and dancers to find alternatives vocal territorier in order to enrich the scenic poetic construction. Considering the emotion as a fundamental element in the exploring new possibilities of the voice, this study start on the pioneering researches by Alfred Wolfsohn (1896-1962) an his pupil Roy Hart (1926-1975) to end focusing on the pedagogical practices by Pantheatre, a company founded in France by Enrique Pardo and some other original members from the Roy Hart Theatre (1962-1986). Our research is based on the bibliographical research and also on our participative observation at two intensive workshops conducted by Pantheatre members, as well as on interviews carried out with Enrique Pardo himself, but mainly on the transposition of some pedagogical practices from those workshops to the training of experimental dancing and drama groups at the Cultural Dept./Secretariat of Porto Alegre City (“Secretaria Municipal da Cultura/SMC-POA”). The theoretical basis is centered in the own Pantheatre´s references, but it has also been provided with a transversal look as it takes some recent debates in Philosophy, Psychology and Neurosciences into consideration, required by the complexity of our object.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVoice/bodyen
dc.subjectVoz : Emoçãopt_BR
dc.subjectEmotion in scenic creationen
dc.subjectCorpo : Vozpt_BR
dc.subjectPedagogic practicesen
dc.subjectPoética cênicapt_BR
dc.subjectPedagogia teatralpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.titleVoz & emoção : provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000762933pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record