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dc.contributor.advisorCattani, Airtonpt_BR
dc.contributor.authorSanzi, Gianpietropt_BR
dc.date.accessioned2023-12-13T03:25:22Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268351pt_BR
dc.description.abstractO setor varejista está em constante transformação. O avanço das tecnologias digitais, a popularização dos smarhphones e o acesso à internet colocaram o varejo em todos os lugares, e as compras podem ocorrer a qualquer hora, a partir de um celular nas mãos do consumidor. As lojas físicas perderam seu protagonismo como referência de locais de compra, mas seguem relevantes, assumindo novos formatos e funções que apoiam as vendas dos canais de venda online. Juntos lojas físicas e canais de venda online compõe o que vem sendo chamado de modelo omnichannel de varejo ou comércio unificado. Nesse cenário, o projeto para lojas físicas assume um caráter holístico e transdisciplinar que vem desafiando o design de varejo. Esta tese alia teoria e prática, por meio de revisão de literatura e análise de conteúdo de depoimentos de profissionais em eventos online do setor varejista, além de entrevistas semiestruturadas com profissionais ligados ao design de varejo. Os resultados obtidos, estabelecem indicativos para a atuação de profissionais ligados à concepção e à execução de lojas que contemplam a inserção e a integração de tecnologias digitais a esses ambientes varejistas.pt_BR
dc.description.abstractThe retail sector is constantly changing. The digital technologies advances, the popularization-of-smartphones and internet access, have placed retailers everywhere, and purchases can take place at any time, from a cellphone at in the hands of the consumers. Physical stores have lost their protagonism as a point of reference for places to buy, but they remain relevant, assuming new formats and functions that support sales in online sales channels. Physical stores and online sales channels together make up what has been called the omnichannel retail model or unified commerce. In this scenario, design for physical stores takes on a holistic and transdisciplinary character that has been challenging retail design. This thesis combines theory and practice, through a literature review and content analysis of professionals' testimonials, considering online events in the retail sector, as well as semi-structured interviews with professionals linked to retail design. The obtained results establish indications for the performance of professionals linked to the design and execution of stores, that contemplate the insertion and integration of digital technologies to these retail environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRetail designen
dc.subjectDesign de experiênciapt_BR
dc.subjectDesign for experienceen
dc.subjectDesign de serviçospt_BR
dc.subjectService designen
dc.subjectServices marketingen
dc.titleIndicativos para a atuação holística e transdisciplinar de designers de varejopt_BR
dc.title.alternativeThe holistic and transdisciplinary performance of retail designers en
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coScherer, Fabiano de Vargaspt_BR
dc.identifier.nrb001189700pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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