Desenvolvimento de manual para identificação de fatores de risco para abuso de substâncias psicoativas por professores em crianças pré-escolares
dc.contributor.advisor | Diemen, Lisia von | pt_BR |
dc.contributor.author | Cichelero, Iria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-09T03:28:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/268257 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O abuso de substâncias psicoativas vem crescendo, atingindo um público cada vez mais jovem, sendo necessário pensar em ações preventivas precocemente através da identificação de fatores de risco. Objetivo: Desenvolver um manual para auxiliar professores a identificar fatores de risco, em crianças pré-escolares, que poderão resultar em abuso de substâncias psicoativas em etapas de desenvolvimento subsequente. Método: estudo qualitativo exploratório desenvolvido em quatro etapas: Etapa 1 – Revisão narrativa, constituída por busca de artigos indexados nas principais bases de dados e literatura científica; Etapa 2 – Elaboração da Versão Piloto do manual com os dados da revisão narrativa de literatura; Etapa 3 – Qualificação do Manual através de questionário com profissionais da educação, com envio de questionário online (Google Forms) e da versão piloto do manual para oito professores de pré-escola, dois psicólogos escolares e dois orientadores pedagógicos que atuam nas escolas do município de Carlos Barbosa – RS; e Etapa 4 - Elaboração do manual, que resultou da soma das Etapas 1, 2 e 3. Resultados: criação de um manual com os principais fatores de risco para abuso de substâncias psicoativas, bem como a indicação de instrumentos para auxiliar na identificação dos fatores de risco. Em relação às entrevistas com os profissionais que auxiliaram na qualificação do manual, os mesmos demonstraram ser necessário ter materiais que os auxiliem na identificação desses fatores de risco. Conclusão: o manual poderá contribuir para melhorar o acesso a conteúdos relacionados com fatores de risco para abuso de substâncias psicoativas, aumentar o conhecimento dos principais marcos do desenvolvimento infantil e instrumentalizar os profissionais da educação. É importante que mais estudos na área sejam desenvolvidos utilizando intervenções práticas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: The abuse of psychoactive substances has been growing, reaching an increasingly younger audience, making it necessary to think about preventive actions early, through the identification of risk factors. Objective: Develop a manual to help teachers identify risk factors in preschool children that could result in abuse of psychoactive substances in subsequent stages of development. Method: exploratory qualitative study developed in four stages: Step 1 – Narrative review, consisting of a search for articles indexed in the main databases and scientific literature; Step 2 – Preparation of the Pilot Version of the manual with data from the narrative literature review; Step 3 – Qualification of the Manual through a questionnaire with education professionals, sending an online questionnaire (Google Forms) and the pilot version of the manual to eight preschool teachers, two school psychologists and two pedagogical counselors who work in schools in the municipality by Carlos Barbosa – RS; and Step 4 - Preparation of the manual, which resulted from the sum of Steps 1, 2 and 3. Results: creation of a manual with the main risk factors for abuse of psychoactive substances, as well as the indication of instruments to assist identify risk factors. In relation to the interviews with the professionals who helped in the qualification of the manual, they demonstrated that it was necessary to have materials that could help them identify these risk factors. Conclusion: the manual may contribute to improving access to content related to risk factors for psychoactive substance abuse, increase knowledge of the main milestones of child development and equip education professionals. It is important that more studies in the area are developed using practical interventions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prevention | en |
dc.subject | Transtornos relacionados ao uso de substâncias | pt_BR |
dc.subject | Prevenção de doenças | pt_BR |
dc.subject | Preschoolers | en |
dc.subject | Risk factors | en |
dc.subject | Psicotrópicos | pt_BR |
dc.subject | Pré-escolar | pt_BR |
dc.subject | Psychoactive substances | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Fatores de risco | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Manuais | pt_BR |
dc.subject | Prognóstico | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de manual para identificação de fatores de risco para abuso de substâncias psicoativas por professores em crianças pré-escolares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Pianca, Thiago Gatti | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001187540 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Hospital de Clínicas de Porto Alegre | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Prevenção e Assistência em Saúde Mental e Transtornos Aditivos | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Health Sciences (9085)