Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorGonzález, Greivin Antonio Núñezpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-09T03:28:28Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268238pt_BR
dc.description.abstractPor meio desta pesquisa, investigamos a possibilidade, as características, as estratégias, os referenciais para a criação de um componente curricular pautado no CTS, pensada e adaptada para a Licenciatura em Física da principal universidade formadora de docentes na Venezuela – a Universidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL). A tese está delineada em dois estudos. O Estudo Teórico que visa analisar a literatura nacional e internacional (especialmente a sul-americana) do período de 2003 até 2020, sobre a abordagem CTS no Ensino de Ciências e na formação de professores. O estudo faz um aprofundamento teórico, incluindo e articulando os fundamentos do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS), a Pedagogia Emancipatória de Paulo Freire e as ideias de Henry Giroux sobre a formação de professores. Através da metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin surgiram treze categorias na revisão de literatura e quatro categorias analíticas, que fundamentam a proposta de uso da abordagem CTS e reflexões do PLACTS para uma formação crítica de cidadãos, enfatizando aspectos como a formação de professores de Ciências/Física, a redefinição do papel da escola e do currículo, e o papel transformador do professor como intelectual. O Estudo Empírico CTS busca responder a uma pergunta sobre a existência de componentes curriculares com enfoque CTS no curso de Física da UPEL; investigou, também, a visão de uma professora-pesquisadora dessa instituição sobre a possibilidade de sugerir um componente curricular com enfoque CTS nessa área; e outra pergunta sobre a viabilidade de sua adaptação a partir de componentes curriculares de duas universidades brasileiras para o contexto político, econômico e educacional da Venezuela. As respostas foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada com uma professora-pesquisadora venezuelana, pela importância da implementação da proposta na Licenciatura em Biologia e Química, na UPEL, e pela observação e análise de discursos extraídos de produções escritas de estudantes que cursaram os dois componentes curriculares acompanhados, um na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e outro no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEEFET-RJ). Os resultados revelam que não existe componente curricular com enfoque CTS na Licenciatura em Física da UPEL, mas foram encontradas em cursos de Biologia e Química. A professora-pesquisadora apoiou e fez interessantes sugestões a esta proposta na Licenciatura em Física e endossou o tema do petróleo como relevante para conscientizar futuros professores sobre sua importância para a Venezuela. Os resultados ratificam a premissa inicial e habilitam o pesquisador desta tese doutoral, enquanto venezuelano, a propor uma possível estrutura para um componente curricular CTS na Licenciatura em Física da UPEL, abordando questões sociais, científico-tecnológicas, pensamento crítico e projetos de pesquisa relacionados ao petróleo. Por fim, a pesquisa sugere que a UPEL pode se inspirar em estruturas curriculares existentes no Brasil, e nas Licenciaturas em Biologia e Química na Venezuela, sobre abordagem CTS para pensar na criação de um componente curricular similar na Física, com o tema do petróleo como um enfoque importante para conscientizar e engajar os futuros professores, visto que essa abordagem visa a formar tanto os professores como seus futuros alunos, cidadãos, mais críticos e preparados para participar ativamente da sociedade democrática.pt_BR
dc.description.abstractThrough this research, we investigated the possibility, characteristics, strategies, and frameworks for creating a curriculum component based on STS (Science, Technology, and Society) for the Physics Teaching program at the main teachertraining university in Venezuela - Universidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL). The thesis is outlined in two studies. The Theoretical Study aims to analyze national and international literature (especially from South America) from 2003 to 2020, focusing on the STS approach in Science Education and teacher training. This study delves into theoretical aspects, including the foundations of the Science, Technology, and Society (STS) movement, the Latin American Thinking in Science, Technology, and Society (LATSTS), Paulo Freire's Emancipatory Pedagogy, and Henry Giroux's ideas on teacher training. Thirteen categories emerged from the literature review using Laurence Bardin's content analysis methodology, along with four analytical categories that underpin the proposal to use the STS approach and reflections from LATSTS for a critical citizenship formation, emphasizing aspects such as Science/Physics teacher training, redefining the school's role and curriculum, and the transformative role of teachers as intellectuals. The Empirical STS Study aims to answer a question about the existence of STS-focused curriculum components in the Physics course at UPEL. It also investigates the viewpoint of a teacher-researcher from this institution regarding the possibility of suggesting a STS focused curriculum component in this area. Additionally, it addresses another question about the feasibility of its adaptation from curriculum components of two Brazilian universities to the Venezuela's political, economic, and educational context. The answers were obtained through semi-structured interviews with a Venezuelan teacher-researcher, given the importance of its implementation in Biology and Chemistry Teaching programs at UPEL. The study also involved the observation and analysis of discourses from written productions of students who took the two followed curriculum components, one at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and another at the Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca (CEEFET-RJ).The results reveal that there is no STS-focused curriculum component in the Physics Teaching program at UPEL, although they were found in Biology and Chemistry courses. The teacher-researcher supported and made interesting suggestions for this proposal in the Physics Teaching program and endorsed the theme of oil as relevant to raising awareness among future teachers about its importance to Venezuela. The results confirm the initial premise and enable the researcher of this doctoral thesis, as a Venezuelan, to propose a possible structure for a STS curriculum component in the Physics Teaching program at UPEL, addressing social, scientific-technological, critical thinking, and research projects related to oil. Finally, the research suggests that UPEL can draw inspiration from existing curriculum structures in Brazil and the Biology and Chemistry Teaching programs in Venezuela, regarding the STS approach, to consider creating a similar curriculum component in Physics with the theme of oil as an important focus to raise awareness and engage future teachers. This approach aims to form both teachers and their future students as more critical and prepared citizens to actively participate in a democratic society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSTSen
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLicenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectPhysics teaching programen
dc.subjectPetróleopt_BR
dc.subjectLATSTSen
dc.titleA Licenciatura em Física e a perspectiva CTS : uma investigação sobre a possiblidade de um componente curricular reflexivo e crítico na formação docente na Venezuela pela articulação da ciência, o cenário sociopolítico atual do país e o tema petróleopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coAlves-Brito, Alanpt_BR
dc.identifier.nrb001188308pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples