Diagramas categoriais como ferramenta da pedagogia histórico-crítica no ensino de física : o caso da categoria concreta “Satélites artificiais”
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A pedagogia histórico-crítica (PHC) é uma construção teórica de uma filosofia da educação contra-hegemônica, voltada para a educação da classe trabalhadora, que tem como fundamento basilar a concepção materialista de ser humano no seu aspecto social, histórico e cultural. É uma visão teórico-pedagógica, desenvolvida inicialmente pelo filósofo e pedagogo Dermeval Saviani, que demanda desenvolvimentos adicionais nas atividades de ensino-aprendizagem das disciplinas escolares formais, tais como es ...
A pedagogia histórico-crítica (PHC) é uma construção teórica de uma filosofia da educação contra-hegemônica, voltada para a educação da classe trabalhadora, que tem como fundamento basilar a concepção materialista de ser humano no seu aspecto social, histórico e cultural. É uma visão teórico-pedagógica, desenvolvida inicialmente pelo filósofo e pedagogo Dermeval Saviani, que demanda desenvolvimentos adicionais nas atividades de ensino-aprendizagem das disciplinas escolares formais, tais como estratégias de ensino, acompanhamento de atividades em sala de aula e avaliação da prática social no ponto de chegada. Esta tese visa contribuir com um estudo teórico e empírico do uso da PHC no ensino de física. O público-alvo foi estudantes do 1º ano do ensino médio, na faixa etária de 15 anos, de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre, na qual este autor exercia a docência desde de outubro de 2017. Para isto, investigamos como articular os primeiros três momentos pedagógicos da PHC no ensino de física para a abordagem da categoria concreta “Satélites artificiais”, a qual sintetiza várias determinações e relações, de modo que os estudantes não perdessem de vista a totalidade dos processos reais. Ainda, procuramos investigar a catarse dos estudantes relativa à prática social no ponto de chegada do processo educativo por meio de entrevistas semiestruturadas com uma amostra sorteada de 16 participantes. A solução encontrada para estabelecer um vínculo entre os objetivos de pesquisa e os pedagógicos foi a criação da ferramenta de diagramas categoriais, baseada no materialismo histórico-dialético. Com esta ferramenta, foi possível: (i) planejar e executar o ensino de tópicos de física relacionados com a gravitação newtoniana, promovendo o estudo de temas de contextos além dos estritamente vinculados com a disciplina; (ii) auxiliar os estudantes na ascensão da categoria concreta proposta do abstrato ao concreto, pela sua utilização como suporte psicológico; e (iii) avaliarmos o trabalho educativo realizado, que nos serviu de teste de proposição teórica. Ao todo, os estudantes produziram, em cinco grupos com uma média de 8 estudantes por grupo, dos três turnos, cinco diagramas categoriais. Nossos resultados revelaram que os estudantes enfrentaram dificuldades em compreender e aplicar a metodologia de diagramas categoriais, especialmente durante as suas pesquisas sobre as contradições levantadas nas diferentes totalidades. Os alunos mais interessados em física desempenharam um papel de liderança nos grupos, bem como demonstraram um bom domínio da lógica dialética durante a explicação de partes dos diagramas produzidos. Concluímos com uma avaliação positiva com relação ao potencial dos diagramas categoriais na organização do trabalho educativo sob a PHC no ensino de física, restando inconclusivo seu potencial com relação à avaliação da catarse na prática dos estudantes no ponto de chegada. Como perspectivas futuras, entendemos que o ensino explícito da lógica dialética aos estudantes, com a discussão de alguns exemplos de diagramas categoriais prontos, pode ser que reduza as dificuldades observadas. ...
Abstract
Historical-critical pedagogy (PHC) is a theoretical construction of a counter-hegemonic philosophy of education, focused on the education of the working class, which has as its basic foundation the materialist conception of human beings in their social, historical and cultural aspects. It is a theoretical-pedagogical vision, initially developed by the philosopher and pedagogue Dermeval Saviani, which demands additional developments in the teaching-learning activities of formal school subjects, ...
Historical-critical pedagogy (PHC) is a theoretical construction of a counter-hegemonic philosophy of education, focused on the education of the working class, which has as its basic foundation the materialist conception of human beings in their social, historical and cultural aspects. It is a theoretical-pedagogical vision, initially developed by the philosopher and pedagogue Dermeval Saviani, which demands additional developments in the teaching-learning activities of formal school subjects, such as teaching strategies, monitoring activities in the classroom and evaluating social practice in the classroom arrival point. This thesis aims to contribute to a theoretical and empirical study of the use of PHC in physics teaching. The target audience was students in the 1st year of high school, aged 15 years, from a public school in the metropolitan region of Porto Alegre, where this author had been teaching since October 2017. To achieve this, we investigated how to articulate the first three pedagogical moments of PHC in physics teaching to approach the concrete category “Artificial satellites”, which synthesizes various determinations and relationships, so that students do not lose sight of the totality of real processes. Furthermore, we sought to investigate the students’ catharsis regarding social practice at the arrival point of the educational process through semi-structured interviews with a sample of 16 participants. The solution found to establish a link between research and pedagogical objectives was the creation of the category diagrams tool, based on historical-dialectic materialism. With this tool, it was possible to: (i) plan and execute the teaching of physics topics related to Newtonian gravitation, promoting the study of topics from contexts beyond those strictly linked to the discipline; (ii) assist students in ascending the proposed concrete category from abstract to concrete, through its use as psychological support; and (iii) evaluate the educational work carried out, which served as a test of the theoretical proposition. In total, the students produced, in five groups with an average of 8 students per group, from the three shifts, five category diagrams. Our results revealed that students faced difficulties in understanding and applying the category diagram methodology, especially during their research into the contradictions raised in the different totalities. The students most interested in physics played a leadership role in the groups, as well as demonstrating a good command of dialectical logic when explaining parts of the diagrams produced. We conclude with a positive assessment regarding the potential of category diagrams in organizing educational work under the PHC in physics teaching, leaving their potential in relation to the assessment of catharsis in students’ practice at the arrival point inconclusive. As future perspectives, we understand that the explicit teaching of dialectical logic to students, with the discussion of some examples of ready-made category diagrams, may reduce the difficulties observed. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.
Coleções
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