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dc.contributor.advisorReal, Luciane Magalhães Cortept_BR
dc.contributor.authorSantos, Iara Cidália Batista dospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-09T03:28:04Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268204pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso trata das emoções presentes na aprendizagem de línguas. É um estudo exploratório na forma de estudo de caso cujo objetivo foi refletir sobre como as emoções podem influenciar no aprendizado de algo novo, nesse caso, um novo idioma; e como as pessoas referem lidar com as suas emoções nestas aprendizagens. Para tal, foi utilizado, em primeiro momento, como instrumento para a coleta de dados um Diário de Campo e, em segundo momento, um Google Formulários constituído por 15 questões. Os participantes eram de idades variadas a partir do Ensino Médio de ensino público e privado. O referencial teórico utilizado foi a Biologia do amor de Humberto Maturana, a afetividade na concepção piegetiana e a concepção de filtro afetivo proposto por Stephen Krashen. Os resultados apontam que a aprendizagem envolve emoções e afetividade, reconhecendo a importância dos aspectos emocionais para o desenvolvimento cognitivo e social dos indivíduos. A partir de uma análise temática, foi possível compreender melhor essa relação entre emoções e aprendizagem. Espera se estudar mais autores e aprofundar mais conceitos na área do mestrado. Espera-se também contribuir para a promoção de práticas educacionais mais efetivas e adequadas às necessidades emocionais dos aprendizes.pt_BR
dc.description.abstractThe present undergraduate thesis is about the emotions present in language learning. It is an exploratory study in the form of a case study whose objective was to reflect on how emotions can influence learning something new, in this case, a new language; and how people report dealing with their emotions in these learning experiences. To this end, it was used, in the first moment, as an instrument for data collection, a Field Diary, and in the second moment, a Google Form consisting of 15 questions. Participants were of varying ages, from public and private high schools. The theoretical framework used was the Biology of Love by Humberto Maturana, affectivity in the Piegetian conception, and the concept of affective filter proposed by Stephen Krashen. The results indicate that learning involves emotions and affectivity, recognizing the importance of emotional aspects for individuals' cognitive and social development. Through thematic analysis, it was possible to comprehend better this relationship between emotions and learning. It is expected to study more authors and deepen more concepts at the master's level. It is also expected to contribute to the promotion of more effective educational practices suited to the emotional needs of learners.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMaturana Romecin, Humberto, 1928-2021pt_BR
dc.subjectEmotionsen
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectLanguage learningen
dc.subjectAffectivityen
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.titleEmoções na aprendizagem de línguas : uma breve reflexão com os autores Maturana e Piagetpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001188691pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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