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dc.contributor.advisorDeprá, Maríndiapt_BR
dc.contributor.authorFiscuk, Anselmo Drosept_BR
dc.date.accessioned2023-12-09T03:27:44Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268181pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo demonstrar os principais transtornos mentais que são observados nas escolas brasileiras. Investigar, analisar, comentar e caracterizar esses transtornos e como eles aparecem diante de estudantes dos níveis de Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A revisão teórica foi fundamentada acerca da leitura sistemática de um livro que contém dicas e exemplos de como é abordada a saúde mental no contexto escolar, bem como os professores poderão diferenciar características comuns ao desenvolvimento, daquelas que podem vir a ser um transtorno mental. O material deste livro foi organizado em diversos artigos de profissionais da saúde, mais precisamente na área da psicologia, psiquiatria e, também, de profissionais da educação. Os resultados obtidos demonstram urgência na elaboração de projetos de intervenção e de orientação junto às escolas, assim como na melhor formação de profissionais aptos para identificação de estudantes com transtornos mentais, a fim de promover a saúde mental no âmbito escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to demonstrate the main mental disorders that are observed in Brazilian schools. Investigate, analyze, comment and characterize these disorders and how they appear among students in the final years of elementary and high school. The theoretical review was based on the systematic reading of a book that contains tips and examples of how mental health is approached in the school context, as well as how educators can differentiate characteristics common to development from those that may turn out to be a mental disorder. The material in this book was organized into several articles by health professionals, more precisely in the areas of psychology, psychiatry and also by education professionals. The results obtained demonstrate the urgency in developing intervention and guidance projects in schools, as well as in better training of professionals capable of identifying students with mental disorders, in order to promote mental health in the school environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTranstornos mentaispt_BR
dc.subjectMental disordersen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectMental healthen
dc.subjectAutistic Spectrum Disordeen
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.titleSaúde mental na escola e transtornos mentais : o que os professores precisam saber?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001187832pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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