Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGodoy, Maria Gabriela Curubetopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Bruno Bavaresco dapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-02T03:25:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267952pt_BR
dc.description.abstractEste Relato de Experiência conta as atividades realizadas durante estágio no Serviço de Acolhimento, Integração e Acompanhamento (SAIA) da Escola Porto Alegre (EPA) e em oficinas junto aos estudantes da escola, entre 31 de agosto e 31 de outubro de 2022. A EPA é uma escola da modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA), e seus alunos são em grande parte pessoas em situação de rua. O SAIA realiza ações de acompanhamento, acolhimento, investigação e assistência dos estudantes da escola. A metodologia utilizada, do Relato de Experiência, apresenta as atividades realizadas na EPA, para então pensar a atuação da instituição junto à População em Situação de Rua, de modo a contribuir com a discussão de estratégias para a integração entre os setores de Educação e Saúde em escolas e outros serviços. Foi constatado que o pensamento das políticas públicas voltadas à população em situação de rua deve considerar, conjuntamente, as necessidades da população alvo para a sobrevivência cotidiana e o bem-estar futuro, porque são demandas inerentes à vulnerabilidade experienciada nas ruas, logo devem ser trabalhados para permitir a adesão destas pessoas aos serviços. Para tal propósito, propôs-se os conceitos de acolhimento humano e institucional, integração intersetorial e interdisciplinar, e acompanhamento longitudinal como norteadores da organização de políticas públicas e serviços para esta população. Em conclusão, foi reconhecido que a Escola Porto Alegre é um exemplo potente para o embasamento de atividades de integração intersetorial, tendo na escola um ambiente propício para a realização de atividades de promoção da saúde que visam o bem-estar da população em situação de rua.pt_BR
dc.description.abstractThis Experience Report describes the activities carried out during an internship at the "Serviço de Acolhimento, Integração e Acompanhamento" (Welcome, Integration, and Monitoring Service - SAIA) of the Porto Alegre School (EPA) and in workshops with the school's students, between August 31 and October 31, 2022. EPA is a school that offers Education for Youth and Adults (EJA), and most of its students are individuals in a situation of homelessness. SAIA conducts actions related to monitoring, support, investigation, and assistance for the school's students. The methodology employed in this Experience Report presents the activities undertaken at EPA, and subsequently reflects on the institution's role with the Homeless Population, aiming to contribute to the discussion of strategies for integration between the Education and Health sectors in schools and other services. It was found that the formulation of public policies addressing the homeless population should consider both the survival needs of the target population and their future well-being, as these demands are inherent to the vulnerability experienced on the streets. Therefore, they must be addressed to facilitate these individuals' engagement with services. To achieve this purpose, the concepts of human and institutional reception, cross-sectoral and interdisciplinary integration, and longitudinal monitoring were proposed as guiding principles for organizing public policies and services for this population. In conclusion, it was acknowledged that the Porto Alegre School serves as a strong example for the foundation of cross-sectoral integration activities, utilizing the school environment to conduct health promotion activities that aim to improve the well-being of the homeless population.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStreet populationen
dc.subjectPopulação de ruapt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectReceptionen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.titlePromoção de um amanhã para pessoas em situação de rua : um relato da experiência com integração intersetorial na Escola Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001188139pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationSaúde Coletiva: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem