Crenças de alunos e professores da escola pública sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa
dc.contributor.advisor | Lima, Marília dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Custodio, Magda Mônica Cauduro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-30T03:23:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/267825 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta investigação, objetivou-se verificar quais as crenças de professores e alunos do Ensino Médio da escola pública a respeito de ensino e aprendizagem de língua inglesa de modo a contribuir para que o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, nesse âmbito, se desse de forma mais progressiva, interessada e uniforme. Os dados da pesquisa foram coletados junto a professores e alunos de Ensino Médio de escolas públicas num total de 4 professores e 99 alunos. A análise dos dados foi feita tanto quantitativa quanto qualitativamente. Algumas das conclusões a que se chegou foram: os professores acreditam que não se deva basear as aulas no ensino puramente gramatical, no entanto, é isso que ocorre durante a maior parte do tempo, os alunos extrovertidos têm maior facilidade em aprender línguas estrangeiras; os alunos acreditam que os professores nativos são melhores do que os brasileiros, que não se aprende inglês estudando-se apenas no Brasil e que as pessoas extrovertidas têm maior facilidade para o aprendizado de línguas. Ainda a comparação dos resultados das crenças de professores e alunos indica que as crenças dos professores influenciam no conjunto de crenças dos alunos. Os resultados deste estudo podem contribuir na construção de uma atitude mais reflexiva por parte do professor, de modo a aprimorar a sua prática, com resultado positivo para a aprendizagem de línguas em geral. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this investigation, was to verify what beliefs of teachers and students of public high schools towards teaching and learning a foreign language. The data of this research were collected among teachers and students of public high schools. Four teachers and 99 students were involved in the research. Some conclusions drawn from this study were that teachers believe that classes should not be centered on grammar only, although this is what happens in their classes most of the time, and that learning a foreign language is easier for extroverted students. The students believe that native teachers are better than the Brazilian teachers and that it is not possible to learn English studying in Brazil only. They also believe it is easier to extroverted students to learn a foreign language. Comparing the results of teachers and students' beliefs, it is possible to point to the fact that teachers' beliefs influence the students' set of beliefs. The conclusions of this study may contribute to a more reflexive attitude of teachers in order to improve their practice, with good results in language learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Linguagem e línguas | pt_BR |
dc.title | Crenças de alunos e professores da escola pública sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000335793 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2001 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Letras (1771)