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dc.contributor.advisorRaupp, Daniele Trajanopt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Camila Stefenonpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-28T03:23:06Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267719pt_BR
dc.description.abstractCom a pandemia de COVID-19 e a necessidade de distanciamento social, as instituições de ensino tiveram que se adaptar, adotando o Sistema Remoto Emergencial de Ensino. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi identificar os impactos do Ensino Remoto nas aulas de Ciências em uma escola municipal da cidade de Gravataí/RS. A pesquisa foi conduzida como um estudo de caso qualitativo, empregando um questionário enviado remotamente aos estudantes e a uma professora da disciplina de Ciências da escola para coletar dados. Essa abordagem permitiu uma análise detalhada dos impactos do ensino remoto nas aulas de Ciências dessa escola, considerando as perspectivas dos alunos e da docente que precisou aprofundar seus conhecimentos sobre o uso de recursos digitais para enriquecer suas aulas e proporcionar uma experiência de aprendizado mais eficaz no ambiente remoto. Foi percebido também impacto com relação a organização com o tempo de estudo por parte dos alunos, a facilidade para desconcentrar e a dificuldade de tirar dúvidas. Com base nos resultados, é evidente que o ensino remoto demanda atenção às questões operacionais e teóricas, mas também as necessidades sociais, culturais, econômicas e psicológicas dos alunos e professores. Essa abordagem mais abrangente e centrada nas pessoas é fundamental para garantir uma experiência educacional eficaz e inclusiva no contexto do ensino a distância.pt_BR
dc.description.abstractWith the COVID-19 pandemic and the need for social distancing, educational institutions had to adapt, adopting the remote teaching system. In this context, the objective of this research was to identify the impacts of remote teaching in science classes in a municipal school in the city of Gravataí/RS. The research was conducted as a qualitative case study, using a questionnaire sent remotely to students and a school science teacher to collect data. This approach allowed a detailed analysis of the impacts of remote teaching in the science classes at this school, considering the perspectives of the students and the teacher who needed to deepen her knowledge about the use of digital resources to enrich her classes and provide a more effective learning experience in the classroom. remote environment. An impact was also noticed regarding the organization with the study time on the part of the students, the ease of losing concentration and the difficulty of answering questions. Based on the results, it is clear that remote teaching needs to be rethought, considering not only operational and theoretical issues, but also the social, cultural, economic and psychological needs of students and teachers. This more comprehensive, people-centered approach is critical to ensuring an effective and inclusive educational experience in the context of distance learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectRemote learningen
dc.titleEstudo dos impactos na aprendizagem de Ciências durante o Ensino Remoto nas séries finais do Ensino Fundamental do RS : um estudo de caso em uma escola da região metropolitana de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001188390pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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