Proposta de solução integrada para uma empresa de varejo alimentício a partir da análise de requisitos dos clientes
View/ Open
Date
2023Author
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O setor de varejo alimentício desempenha um papel fundamental na economia global, porém, enfrentou desafios constantes durante a pandemia de Covid- 19. Nesse contexto, é importante acompanhar as demandas do mercado e inovar nos serviços a partir de soluções integradas, que promovam uma melhor experiência do cliente e impulsione o crescimento do negócio. Este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de solução integrada para uma empresa de varejo alimentício a partir da análise de requis ...
O setor de varejo alimentício desempenha um papel fundamental na economia global, porém, enfrentou desafios constantes durante a pandemia de Covid- 19. Nesse contexto, é importante acompanhar as demandas do mercado e inovar nos serviços a partir de soluções integradas, que promovam uma melhor experiência do cliente e impulsione o crescimento do negócio. Este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de solução integrada para uma empresa de varejo alimentício a partir da análise de requisitos demandados pelos clientes, a qual possui duas marcas em sua proposta atual, uma loja online que vende produtos alimentícios e uma operação de restaurante. A partir de entrevistas em profundidade com os clientes e de grupo focal com os colaboradores da empresa foi possível definir a proposta de valor para o perfil de clientes identificado. Posteriormente, as demandas dos clientes identificadas nas entrevistas foram traduzidas em termos de requisitos da solução para posterior priorização e consolidação da solução proposta. A solução desenvolvida compreende o serviço integrado de restaurante físico com loja online, onde a diferenciação do serviço se dará pela compra de ingredientes de produtores locais. A proposta foi desenhada para representar o processo de entrega dos serviços, tornando visíveis as diferentes etapas e atividades, desde a seleção dos alimentos até a entrega ao cliente, e sua relação com a jornada do cliente. A solução proposta buscou integrar os produtos e serviços nos canais físico e online, de forma sincronizada para garantir uma experiência impecável tanto para os clientes presentes fisicamente quanto para os que optam pela opção virtual. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License