Lançamentos de produtos de informática no Brasil : análise de investimentos e riscos
![Thumbnail](/bitstream/handle/10183/26758/000748341.pdf.jpg?sequence=3&isAllowed=y)
View/ Open
Date
2009Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho apresenta um estudo sobre a viabilidade financeira e riscos associados no lançamento de novos produtos de Informática no Brasil. A análise foi estruturada a partir do objetivo de uma empresa fictícia em aumentar sua participação de mercado concorrendo em um novo segmento com um novo produto não possuindo similar em sua atual oferta de produtos. Para embasar o estudo são revisados os requisitos para lançamento de produtos de informática no Brasil seguindo as exigências do PPB (Proc ...
Este trabalho apresenta um estudo sobre a viabilidade financeira e riscos associados no lançamento de novos produtos de Informática no Brasil. A análise foi estruturada a partir do objetivo de uma empresa fictícia em aumentar sua participação de mercado concorrendo em um novo segmento com um novo produto não possuindo similar em sua atual oferta de produtos. Para embasar o estudo são revisados os requisitos para lançamento de produtos de informática no Brasil seguindo as exigências do PPB (Processo produtivo básico) e uma análise de volumes, segmentação e mix de produtos do mercado brasileiro de informática. Para a introdução do novo produto são analisados três cenários, o primeiro cenário estuda a situação atual da empresa baseado no portfolio atual de produtos, o segundo cenário estuda a introdução do novo produto e projeta os fluxos de caixa bem como cálculos para o retorno dos investimentos, o terceiro cenário projeta aumento de faturamento e volume com a introdução do novo produto e refaz os cálculos de fluxo de caixa e retorno de investimentos. Complementando o estudo são feitas análises de riscos através de algumas simulações em variáveis como demanda, custos, mudança de preços. As análises de retorno de investimentos e fluxos de caixa são apresentadas levando-se em conta os custos para lançamentos dos produtos respeitando o processo produtivo básico em concordância com a lei de informática vigente no país. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização Gestão Empresarial - Turma 2008 (T23).
Collections
-
Applied and Social Sciences (3522)
This item is licensed under a Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)