Show simple item record

dc.contributor.advisorWottrich, Laurapt_BR
dc.contributor.authorLima, Danillo dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T03:31:55Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267372pt_BR
dc.description.abstractCom a consolidação dos serviços de streaming musical, as playlists se tornaram uma ferramenta importante para personalizar a experiência do usuário, bem como a ação das recomendações algorítmicas. Os jovens aparecem como sujeitos fundamentais para assimilar essas mudanças. Além disso, variáveis como a classe e o gosto musical podem interferir na forma como esses sujeitos elaboram usos e táticas para o consumo cotidiano. Isto posto, surge o problema de pesquisa: como os jovens de Porto Alegre e região metropolitana pertencentes à classe C, e ouvintes do gênero musical rap, se apropriam dessas ferramentas na vida cotidiana? Definiu-se como objetivo geral analisar de que forma o uso de playlists do Spotify se relaciona com as práticas socioculturais de jovens porto-alegrenses de classe C ouvintes do gênero musical rap no âmbito do consumo midiático musical. Os objetivos específicos são: compreender as estratégias desses jovens na criação de suas próprias playlists; mapear as práticas cotidianas que envolvem a audição de playlists; identificar a percepção dos sujeitos quanto ao sistema de recomendação do Spotify; e caracterizar o espaço que o rap tem dentro do universo de consumo dos jovens. O arcabouço teórico contempla os seguintes conceitos: jovem, identidade juvenil, cultura, consumo midiático musical, serviços de streaming, playlist e plataformização. As estratégias metodológicas incluem pesquisa bibliográfica e questionário, e a abordagem adotada é a qualitativa. Foram analisadas as respostas de 20 participantes dentro do recorte estudado. A análise mostra que a playlist é uma ferramenta amplamente utilizada por esses jovens em tarefas variadas do cotidiano. A música serve como uma presença midiática de valor simbólico e o consumo de playlists traz a construção de novas possibilidades de cotidiano. Quanto às recomendações algorítmicas, os jovens possuem três comportamentos em geral: aqueles que estão satisfeitos com as recomendações; aqueles que compreendem o algoritmo, porém sentem falta de diversidade; e aqueles que não são surpreendidos e precisam negociar estratégias de uso na plataforma.pt_BR
dc.description.abstractAfter the consolidation of music streaming services, playlists have become an important tool to personalize the user experience, as well as the action of algorithmic recommendations. Young people appear as fundamental subjects to assimilate these changes. In addition, variables such as class and music taste can interfere with the way these subjects develop uses and tactics for everyday consumption. That said, the research problem arises: how do young people from Porto Alegre region belonging to the lower-middle class, and listeners of the rap music genre, appropriate these tools in everyday life? It was defined as a general objective to analyze how the use of Spotify playlists relates to the sociocultural practices of young lower-middle class listeners of the rap from Porto Alegre in the context of musical media consumption. The specific objectives are: to understand the strategies of these young people in creating their own playlists; map the daily practices that involve listening to playlists; identify the perception of the subjects regarding the Spotify recommendation system; and to characterize the space that rap has within the consumption universe of young people. The theoretical framework includes the following concepts: youth, youth identity, culture, music media consumption, streaming services, playlist and platformization. The methodological strategies include bibliographic research and a questionnaire, and the approach is qualitative. The responses of 20 young people within the chosen parameter were analyzed. The analysis shows that the playlist is a tool widely used by these young people in various daily tasks. Music serves as a media presence of symbolic value and the consumption of playlists brings about the construction of new everyday possibilities. As for algorithmic recommendations, young people have three behaviors in general: those who are satisfied with the recommendations; those who understand the algorithm but feel a lack of diversity; and those who are not surprised and need to use strategies on the platform.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusic media consumptionen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectYoung peopleen
dc.subjectSpotifyen
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectPlaylistsen
dc.titleConsumo midiático musical e playlists de serviço de streaming: práticas de jovens ouvintes de rap em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001188208pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record