Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVargas, Juliana Ribeiro dept_BR
dc.contributor.authorMeurer, Arthur Witterpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T03:31:27Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267342pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se do desenvolvimento de um material didático lúdico antirracista baseado na História Social do Futebol, sobretudo o brasileiro, e no ativismo esportivo e resistências dos/das jogadores/as de futebol. Este trabalho adota, como metodologia, o princípio das metodologias ativas e a estratégia de gamificação. Para além do material em si, três atividades foram desenvolvidas para uma sequência didática, sendo a soma destas tarefas, pontuadas de 0 a 3, tal qual como no Campeonato Brasileiro, formarem a Taça Leônidas da Silva. Entre estas atividades estão a 1) Respeite as minhas cores, para a confecção de escudos, camisas, bandeira, etc com base nos times da Liga da Canela preta; 2) o jogo de tabuleiro Cabecea(dores), que traz situações de racismo e antirracismo no futebol; 3) Mesa redonda, que compreende um debate sobre o racismo estrutural. Este trabalho visa contribuir para a promoção de novas formas de ensino de Sociologia e de combate, através da Educação, do racismo estrutural.pt_BR
dc.description.abstractThis project focuses on developing an educational, anti-racist, and playful material based on the Social History of Football, particularly in Brazil, and the sports activism and resistance of football players. The methodology employed in this work follows the principles of active methodologies and uses gamification strategies. In addition to the material itself, three activities were designed for a didactic sequence, and the sum of these tasks, scored from 0 to 3, akin to the Brazilian Championship, forms the "Taça Leônidas da Silva." These activities include: 1) "Respeite as minhas cores" (Respect My Colors): Involves creating shields, jerseys, flags, etc., based on the teams of the "Liga da Canela preta" (Black Shin League), 2) "Cabecea(dores)" Board Game: Introduces situations related to racism and anti-racism in football; 3) "Mesa Redonda", Roundtable Discussion: Engages in a debate on structural racism. The goal of this project is to contribute to promoting new ways of teaching Sociology and combating structural racism through education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectFootballen
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectAnti-racismen
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectEducational materialen
dc.subjectSociologyen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectGamificationen
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titlePunho cerrado : o ativismo esportivo e a resistência negra no futebol como um recurso didático e lúdico antirracistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001188043pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples