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Construindo futuros possíveis : o papel do acesso ao ensino superior nas formas de transição para a vida adulta entre as classes populares
dc.contributor.advisor | Magalhães, Alexandre Almeida de | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Barbara Gabriela Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T03:30:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/267325 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho investiga a influência do ingresso no ensino superior no processo de transição para a vida adulta, explorando os efeitos decorrentes do prolongamento da escolaridade na formação de projetos de vida com base nas aspirações profissionais de estudantes universitários. Utilizando como cenário uma casa do estudante, a pesquisa emprega técnicas quantitativas, incluindo a coleta de dados por meio de um questionário sociodemográfico e análise de cruzamento de variáveis, além de qualitativas, como a realização de sete entrevistas narrativas com estudantes de diferentes idades que residem na casa. Os resultados revelam que a experiência anterior no mercado de trabalho, bem como as barreiras enfrentadas para manter-se no ensino superior, juntamente com a necessidade de trabalhar enquanto estudam, desempenham um papel significativo na maneira como esses jovens se percebem durante a transição para a vida adulta e no valor que atribuem à obtenção de um diploma universitário. Além disso, a convivência na casa do estudante, marcada por contradições, influencia a relação dos estudantes com a universidade. Por um lado, eles reconhecem a excelência acadêmica; por outro, sentem-se desvalorizados e desconsiderados. Para os estudantes mais jovens, a universidade e a obtenção do diploma são elementos fundamentais em seus projetos de vida e na transição para a vida adulta. Esses resultados indicam que o processo de transição, vinculado à ideia de projeto, esbarra nas incompatibilidades entre aquilo que é idealizado e imaginado com as condições estruturais, sociais e culturais vinculadas à origem de classe e ao que, de fato, as políticas possibilitam no decorrer das trajetórias individuais. Além disso, destacam a complexidade dessa fase da vida e como as experiências no ensino superior e no mercado de trabalho desempenham um papel crucial na formação das aspirações e identidades dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work investigates the influence of entering higher education on the process of transition to adulthood, exploring the effects resulting from the prolongation of schooling in the formation of life projects based on the professional aspirations of University students. Using a student's house as a setting, the research employs quantitative techniques, including data collection using a questionnaire sociodemographic and cross-variable analysis, in addition to qualitative ones, such as achievement of seven narrative interviews with students of different ages who live in the house. The results reveal that previous experience in the job market, as well as barriers faced to remain in higher education, along with the need to work while they study, play a significant role in how these young people perceive yourself during the transition to adulthood and the value they attribute to obtaining a college degree. Furthermore, coexistence in the student's house, marked by contradictions, influences the relationship between students and the university. On the one hand, they recognize academic excellence; on the other hand, they feel devalued and disregarded. For younger students, university and obtaining a diploma are fundamentals elements in their life projects and in the transition to adult life. These results indicate that the transition process, linked to the project idea, comes up against incompatibilities between what is idealized and imagined with structural conditions, social and cultural aspects linked to class origin and what, in fact, policies enable in the course of individual trajectories. Furthermore, they highlight the complexity of this phase of life and how experiences in higher education and the job market play a role crucial in shaping students’ aspirations and identities. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject | Transition to adulthood | en |
dc.subject | Student Assistance | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Aspirações profissionais | pt_BR |
dc.subject | Access and permanence in higher education | en |
dc.subject | Estudante universitário | pt_BR |
dc.subject | Professional aspirations | en |
dc.subject | Popular class students | en |
dc.title | Construindo futuros possíveis : o papel do acesso ao ensino superior nas formas de transição para a vida adulta entre as classes populares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001188054 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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