As abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente do ensino superior no contexto ibero-americano : do inventário ao entrelaçamento
dc.contributor.author | Arenhaldt, Rafael | pt_BR |
dc.contributor.author | Pimentel, Álamo | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Valeska Maria Fortes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-17T03:24:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-4360 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/267196 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto objetiva inventariar as tendências, as aproximações e o entrelaçamento dos estudos sobre desenvolvimento profissional docente e as abordagens biográficas em educação, especificamente no Ensino Superior. Para tanto, o percurso metodológico da pesquisa, de natureza bibliográfica, contemplou procedimentos e movimentos de revisão sistemática e análise da produção. O artigo faz uma incursão sobre a produção acadêmica concernente, visibilizando um mapa que contempla pesquisadores/as e suas redes e universidades. Após a análise sistemática dos estudos, foram encontradas e entrelaçadas oito publicações significativas que abrangem as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente. Foram priorizadas publicações caracterizadas como estado da arte, revisões sistemáticas e obras fundantes, que apontam as tendências da produção acadêmica. Tendo como referência o paradigma indiciário, foi possível recolher pistas e sinais que as produções em questão facultaram. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to inventory the trends, the approximations and the intertwining of studies on teachers’ professional development and biographical approaches in education, specifically in Higher Education. To do so, the methodological path of the research, of bibliographical nature, contemplated procedures and movements of systematic review and analysis of the production. The article makes an incursion over the academic production, showing a map that contemplates researchers and their networks and universities. After the systematic analysis of the studies, eight significant publications were found and intertwined, covering biographical approaches in education and teacher professional development. We prioritized publications characterized as state of the art, systematic reviews, and foundational works, which point to trends in academic production. Having as reference the indicative paradigm, it was possible to collect clues and signs provided by the productions in question. | en |
dc.description.abstract | Este trabajo tiene como objetivo identificar las tendencias, las aproximaciones y el entrecruzamiento de los estudios sobre el desarrollo profesional docente y los enfoques biográficos en la educación, específicamente en la Educación Superior. Para ello, la ruta metodológica de la investigación, de naturaleza bibliográfica, contempló procedimientos y movimientos de revisión sistemática y análisis de la producción. El artículo hace una incursión en la producción académica en cuestión, visualizando un mapa que contempla a los investigadores y sus redes y universidades. Tras el análisis sistemático de los estudios, se encontraron y entrelazaron ocho publicaciones significativas que abarcan los enfoques biográficos en la educación y el desarrollo profesional de los profesores. Se priorizaron las publicaciones caracterizadas como estado del arte, revisiones sistemáticas y trabajos fundacionales, que señalan las tendencias de la producción académica. Teniendo como referencia el paradigma indicativo, fue posible recoger pistas y señales proporcionadas por las producciones en cuestión. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Formação Docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Belo Horizonte, MG. Vol. 15, n. 33 (maio/ago. 2023), p. 31-45 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Biographical approaches in education | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Teacher professional development | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | Higher Education | en |
dc.subject | Enfoques biográficos en la educación | es |
dc.subject | Desarrollo profesional del profesorado | es |
dc.subject | Formación de profesores | es |
dc.subject | Enseñanza superior | es |
dc.title | As abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente do ensino superior no contexto ibero-americano : do inventário ao entrelaçamento | pt_BR |
dc.title.alternative | Biographical approaches in education and teacher professional development in higher education in the ibero-american context : from inventory to intertwining | en |
dc.title.alternative | Enfoques biográficos en educación y desarrollo profesional docente de educación superior en el contexto iberoamericano : del inventario al entrelazamiento | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001178140 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40917)Humanities (7117)