Possibilidades do uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação Física escolar : o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol
View/ Open
Date
2021Type
Title alternative
Possibilities of the use of information and communication technologies in school physical education : the teaching of handball conceptual knowledge
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
As discussões que permeiam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro do ambiente escolar tem despertado o interesse de pesquisadores e docentes nos últimos anos, trazendo reflexões no sentido de compreender como os recursos tecnológicos interagem com o processo de ensino e aprendizagem na Educação básica. Ainda que de forma tímida, a Educação Física escolar tem auxiliado a desmitificar o uso das TICs, com contribuições que visam uma apropriação crítica por professore ...
As discussões que permeiam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro do ambiente escolar tem despertado o interesse de pesquisadores e docentes nos últimos anos, trazendo reflexões no sentido de compreender como os recursos tecnológicos interagem com o processo de ensino e aprendizagem na Educação básica. Ainda que de forma tímida, a Educação Física escolar tem auxiliado a desmitificar o uso das TICs, com contribuições que visam uma apropriação crítica por professores e alunos. A elaboração de práticas pedagógicas que possibilitam o uso das TICs, permite compreender as expectativas dos alunos, a fim de ampliar as oportunidades de aprendizado. Essa pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol em uma unidade didática, para o ensino médio. A implementação contou com 22 aulas para 40 alunos do segundo ano do ensino médio. A investigação de natureza qualitativa, teve como método a pesquisa participante e como técnica para coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Os dados foram tratados por meio da análise das categorias de codificação. Os principais resultados observados, revelam que a utilização dos recursos tecnológicos como as redes sociais, a internet e o celular nas aulas, possibilitou desenvolver os conhecimentos acerca do tema sobre os saberes conceituais técnicos e sensibilizou a participação dos alunos. Conclui-se que a elaboração de unidades didáticas com a utilização das tecnologias durante as aulas de Educação Física escolar é um possível caminho para o desenvolvimento de competências e habilidades, colaborando para o processo de ensino e aprendizagem. ...
Abstract
The discussions that permeate the use of Information and Communication Technologies (ICT) within the school environment have aroused the interest of researchers and teachers in recent years, bringing reflections in order to understand how technological resources interact with the teaching and learning process in Basic education. Although timidly, school Physical Education has helped to demystify the use of ICTs, with contributions aimed at a critical appropriation by teachers and students. The ...
The discussions that permeate the use of Information and Communication Technologies (ICT) within the school environment have aroused the interest of researchers and teachers in recent years, bringing reflections in order to understand how technological resources interact with the teaching and learning process in Basic education. Although timidly, school Physical Education has helped to demystify the use of ICTs, with contributions aimed at a critical appropriation by teachers and students. The development of pedagogical practices that allow the use of ICTs, allows understanding students' expectations in order to expand learning opportunities. This research aims to investigate the possibilities of using Information and Communication Technologies for the teaching of technical conceptual knowledge of handball in a didactic unit, for high school. The implementation had 22 classes for 40 second year high school students. The qualitative investigation had participatory research as a method and as a technique for data collection, participant observation and the focus group. Data were treated through the analysis of coding categories. The main results observed reveal that the use of technological resources such as social networks, the internet and the cell phone in classes, made it possible to develop knowledge about the subject on technical conceptual knowledge and sensitized the participation of students. It is concluded that the development of didactic units with the use of technologies during Physica l Education classes at school is a possible way to develop skills and abilities, contributing to the teaching and learning process. ...
In
Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Distrito Federal, Universidade Católica de Brasília/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Vol. 29, no.4 (2021), p. 1-18.
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40917)Health Sciences (10934)
This item is licensed under a Creative Commons License