Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHoffmann, Marilisa Bialvopt_BR
dc.contributor.authorBertella, Rosana Maria Accorsipt_BR
dc.date.accessioned2023-11-14T03:22:57Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267087pt_BR
dc.description.abstractA partir das experiências vivenciadas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na prática docente no ensino remoto, bem como do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização, este artigo apresenta elementos que fundamentam como os recursos digitais podem se aliar à experimentação didática no Ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio de uma abordagem qualitativa, buscou-se realizar um estudo do tipo documental, com análise dos dados coletados pautando-se nos procedimentos metodológicos da Análise do Conteúdo. Com os resultados coletados e analisados, objetivamos que se contribua para a construção de indicadores que possam auxiliar na produção de recursos digitais visando a utilização da experimentação no Ensino de Ciências e, assim, fornecendo subsídios para docentes de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. A disponibilidade dos recursos de tecnologia e de informação e comunicação aliada ao interesse e motivação dos alunos pelos mesmos possibilitam novas metodologias de ensino que qualificam a aprendizagem, colaborando para que o ensino de fato seja dinâmico, interativo, atrativo e contextualizado com a realidade dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractBased on the experiences lived with the use of Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) during teaching practice through remote education, as well as from the Conclusion Work of the Specialization Course, this article presents elements that support how digital resources can be combined with didactic experimentation in Teaching of Science in the final years of Elementary School. From a qualitative approach, a documental study has been carried out with the analysis of the collected data based on the methodological procedures of Content Analysis. With the collected and analyzed results, we aim to contribute to the construction of indicators that can help in the production of digital resources aimed at the use of experimentation in science teaching and, thus, providing subsidies for Science teachers of final years of Elementary School. The availability of digital resources of information and communication technologies, along with the interest and motivation of students in them, enable new teaching methodologies that qualify learning, collaborating to make teaching dynamic, interactive, attractive and contextualized with the students' reality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTechnologies of Information and Communicationen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectExperimentationen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience Teachingen
dc.titleExperimentação didática aliada às tecnologias digitais de informação e comunicação : alguns indicadores para materiais mo ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPittol, Michelept_BR
dc.identifier.nrb001166078pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples