Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar
dc.contributor.author | Parente, Thomas Augusto | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Ginciene, Guy | pt_BR |
dc.contributor.author | Impolcetto, Fernanda Moreto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T03:22:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-0599 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/267086 | pt_BR |
dc.description.abstract | Como parte do projeto de extensão “Educação Física no Ensino Médio: uma proposta de Educação Esportiva”, vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), o objetivo deste trabalho foi analisar como um projeto de Educação Esportiva, nas aulas de Educação Física escolar (EFE) no Ensino Médio, pode contribuir para o desenvolvimento de graduandos e alunos da Educação Básica. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, de característica longitudinal, ao longo de três temporadas do modelo Sport Education (SE) com a mesma turma, do primeiro ao terceiro ano, em uma escola estadual de um município do interior do estado de São Paulo. Concluiu-se, apartir do projeto, que trabalhar com o fairplay nas aulas de Educação Física, por meio do modelo SE, permitiu que os alunos refletissem sobre seus valores e atitudes para uma mudança de comportamento, por isso, espera-se que eles possam fazer uma transferência dos saberes atitudinais vivenciados no projeto para a vida. | pt_BR |
dc.description.abstract | As part of the extension project "Physical Education in High School: a proposal for Sports Education", linked to the São Paulo State University (Unesp), the purpose of this research was to analyze how a Sport Education project in High School Physical Education classes can contribute to the development of undergraduates and students. A longitudinal qualitative method was used to develop this research, through three seasons of Sport Education model with the same class, from the first to the third year of Brazilian High School, from a school in the country side of the state of São Paulo. It was concluded from the project that working with fairplay in Physical Education classes, through the SE model, allows students to reflect on their values and attitudes towards a change in behavior, so that they can apply the attitudinal knowledge experienced in classes in life. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC. Florianópolis, SC. Vol. 17, ano 10, (2023), 1-27 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School Physical Education | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Sport education | en |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Fair play | pt_BR |
dc.subject | Fairplay | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | High school | en |
dc.title | Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | High School Sports Education Project : development opportunities to under-graduate and students | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173734 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40304)Health Sciences (10773)