Práticas educativas parentais e problemas emocionais e de comportamento infantil em contexto de pandemia de COVID-19
dc.contributor.advisor | Marin, Angela Helena | pt_BR |
dc.contributor.author | Valandro, Graciana Sanchotene | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-11T03:25:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/267038 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa focalizou o contexto de pandemia de COVID-19, visando a relação entre práticas educativas parentais e problemas emocionais e de comportamento infantil. Foram realizados dois estudos de delineamento explicativo, corte transversal e abordagem quantitativa, os quais contaram com uma amostra de mães/pais de crianças com idades entre seis e 11 anos, que responderam ao Questionário de Dados Sociodemográficos, Inventário de Práticas Parentais, Questionário de Capacidades e Dificuldades e Response to Stress Questionnaire COVID-19 por meio da plataforma SurveyMonkey. O Estudo 1 (n = 132) teve como objetivo avaliar o impacto de variáveis sociodemográficas, práticas educativas e estressores da pandemia de COVID-19 nos problemas emocionais e de comportamento. A partir de análises de regressão, evidenciou- se que diferentes fatores sociodemográficos (idade, estado civil, nível educacional e diagnóstico clínico dos pais; e sexo da criança) impactaram em subescalas de problemas emocionais e de comportamento (hiperatividade, problemas de conduta, emocionais, internalizantes e externalizantes), assim como os estressores da pandemia de COVID-19 (problemas de conduta, emocionais, de relacionamento com pares, externalizantes e internalizantes). Esta pesquisa focalizou o contexto de pandemia de COVID-19, visando a relação entre práticas educativas parentais e problemas emocionais e de comportamento infantil. Foram realizados dois estudos de delineamento explicativo, corte transversal e abordagem quantitativa, os quais contaram com uma amostra de mães/pais de crianças com idades entre seis e 11 anos, que responderam ao Questionário de Dados Sociodemográficos, Inventário de Práticas Parentais, Questionário de Capacidades e Dificuldades e Response to Stress Questionnaire COVID-19 por meio da plataforma SurveyMonkey. O Estudo 1 (n = 132) teve como objetivo avaliar o impacto de variáveis sociodemográficas, práticas educativas e estressores da pandemia de COVID-19 nos problemas emocionais e de comportamento. A partir de análises de regressão, evidenciou- se que diferentes fatores sociodemográficos (idade, estado civil, nível educacional e diagnóstico clínico dos pais; e sexo da criança) impactaram em subescalas de problemas emocionais e de comportamento (hiperatividade, problemas de conduta, emocionais, internalizantes e externalizantes), assim como os estressores da pandemia de COVID-19 (problemas de conduta, emocionais, de relacionamento com pares, externalizantes e internalizantes). | pt_BR |
dc.description.abstract | This research focused on the context of the COVID-19 pandemic, aiming at the relationship between parenting practices and emotional and behavioral problems in children. Two studies with an explanatory design, cross-sectional and quantitative approach were carried out, which included a sample of mothers/fathers of children aged between six and 11 years, who answered the Sociodemographic Data Questionnaire, Parenting Practices Inventory, Strengths and Difficulties Questionnaire and Response to Stress Questionnaire COVID-19 through the SurveyMonkey platform. Study 1 (n = 132) aimed to assess the impact of sociodemographic variables, parental practices and stressors of the COVID-19 pandemic on emotional and behavioral problems. Based on regression analyses, it was shown that different sociodemographic factors (age, marital status, parents' educational level and clinical diagnosis; and child's gender) had an impact on subscales of emotional and behavioral problems (hyperactivity, conduct problems, emotional, internalizing and externalizing), as well as the stressors of the COVID-19 pandemic (conduct, emotional, peer problems, externalizing and internalizing). As for parental practices, discipline stood out, which was associated with all subscales of emotional and behavioral problems. Study 2 (n = 135) investigated whether stressors from the COVID-19 pandemic moderated the relationship between parenting practices and childhood emotional and behavioral problems. It was found that the higher the levels of stressors experienced by children in the pandemic, the stronger the association between parental discipline and conduct problems, peer problems and internalizing problems. The data indicate the importance of developing interventions aimed at expanding parental skills to deal with potentially stressful events. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Parent child relations | en |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Behavior disorders | en |
dc.subject | COVID-19 | en |
dc.subject | Sintomas afetivos | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do comportamento infantil | pt_BR |
dc.subject | Relações pais-criança | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Parentalidade | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas parentais e problemas emocionais e de comportamento infantil em contexto de pandemia de COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001187602 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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