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dc.contributor.advisorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Jhony Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T03:21:10Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266906pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de Tese objetivou compreender como as disposições de jovens dos meios populares contribuem para a sua permanência no curso superior em Administração. Para tanto, adotou-se a ótica da teoria disposicionalista de Bernard Lahire (1997, 2002, 2004, 2005), denominada de Retratos Sociológicos, buscando-se identificar no patrimônio disposicional dos sujeitos investigados as disposições que contribuíram para a permanência considerando também na formação do patrimônio a influência dos lugares de origem dos indivíduos. Quanto esses últimos, evidenciou-se no estudo o seu papel formador de disposições e agregou-se a ideia de mobilidade sistêmica (BALBIM, 2004) como suporte à análise das disposições originadas dos lugares de origem. Como procedimento metodológico, para a composição dos retratos sociológicos, foram biografadas três (3) pessoas (oriundas de bairros periféricos da cidade de Porto Alegre/RS e Viamão/RS), realizando-se um total de 14 entrevistas. O desenvolvimento da pesquisa atendeu as seguintes etapas: (1) elaboração dos retratos sociológicos; e (2) análise dos retratos, identificando as disposições intraindividuais e interindividuais, as disposições oriundas do lugar de origem e as disposições que foram acionadas/surgiram no ambiente acadêmico e que influenciaram a permanência estudantil. Os principais resultados encontrados foram: quanto às disposições intraindividuais e interindividuais dos sujeitos pesquisados, em síntese, nos sujeitos biografados revelam-se: a) disposições intraindividuais: flexibilidade moral, apreensão e apropriação sociais; e b) disposições interindividuais: autossuperação, disciplina, pensamento prospectivo, pensamento antecipativo e trabalho duro. Quanto à participação do lugar de origem na formação de disposições, o expressionismo social foi uma disposição que se sobressaiu na trajetória dos sujeitos, fixando suas características nos comportamentos quando os pesquisados estavam em mobilidade entre os lugares. Sobre a permanência no ensino superior, as disposições para a autossuperação, apreensão social, mimetismo social, disciplina, florescimento e para o pensamento prospectivo destacaram-se. Dentre as contribuições teóricas desta Tese salienta-se a compreensão das condições individuais para a permanência no curso superior em Administração através da imersão à realidade social e geográfica dos jovens (família, educação, trabalho e sociabilidade), evidenciando aspectos objetivos, subjetivos e atravessamentos internos e externos e iluminando a diversidade de vivências no interior dos meios populares. Dentre as contribuições práticas do estudo ressalta-se o subsídio de informações a gestores acadêmicos, coordenadores de curso e professores para o reforço ou estruturação de ações institucionais voltadas à permanência de seus estudantes. Destaca-se como uma limitação da pesquisa a necessidade de um maior aprofundamento quanto à formação das disposições dos sujeitos biografados (relativo à captura da gênese das disposições propostas nesta tese), fazendo-se relevante um trabalho longitudinal e exaustivo acerca dessa matéria.pt_BR
dc.description.abstractThis Thesis research aimed to understand how the dispositions of young people from popular circles contribute to their persistence in higher education in Administration. To this end, the perspective of the dispositionalist theory of Bernard Lahire (1997, 2002, 2004, 2005), called Sociological Portraits, was adopted, seeking to identify in the dispositional heritage of the investigated subjects the dispositions that contributed to their permanence, also considering in the formation of heritage the influence of individuals’ places of origin. As for the latter, the study highlighted their role in shaping dispositions and added the idea of systemic mobility (BALBIM, 2004) as support for the analysis of dispositions originating from places of origin. As a methodological procedure, to compose the sociological portraits, three (3) people were biographed (from peripheral neighborhoods in the city of Porto Alegre/RS and Viamão/RS), carrying out a total of 14 interviews. The development of the research included the following stages: (1) preparation of sociological portraits; and (2) analysis of the portraits, identifying intra-individual and inter-individual dispositions, dispositions originating from the place of origin and dispositions that were activated/arose in the academic environment and that influenced student retention. The main results found were: regarding the intraindividual and interindividual dispositions of the researched subjects, in summary, in the biographed subjects the following were revealed: a) intraindividual dispositions: moral flexibility, social apprehension and appropriation; and b) interindividual dispositions: self-overcoming, discipline, prospective thinking, anticipatory thinking and hard work. Regarding the participation of the place of origin in the formation of dispositions, social expressionism was a disposition that stood out in the subjects' trajectory, fixing its characteristics in the behaviors when those researched were in mobility between places. Regarding staying in higher education, the dispositions for self-improvement, social apprehension, social mimicry, discipline, flourishing and prospective thinking stood out. Among the theoretical contributions of this Thesis, we highlight the understanding of individual conditions for remaining in a higher education course in Administration through immersion in the social and geographic reality of young people (family, education, work and sociability), highlighting objective, subjective aspects and internal crossings and external and illuminating the diversity of experiences within popular circles. Among the practical contributions of the study, we highlight the provision of information to academic managers, course coordinators and teachers to reinforce or structure institutional actions aimed at ensuring the retention of their students. A limitation of the research stands out as the need for greater depth regarding the formation of the dispositions of the biographed subjects (relating to capturing the genesis of the dispositions proposed in this thesis), making longitudinal and exhaustive work on this matter relevant.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectStudent permanenceen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSociological portraitsen
dc.subjectCurso de administraçãopt_BR
dc.subjectDispositional heritageen
dc.subjectMobilidade socialpt_BR
dc.subjectPlace of originen
dc.subjectPopular meansen
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectStudentsen
dc.subjectAdministrationen
dc.subjectHigher educationen
dc.titlePermanência de jovens oriundos dos meios populares em cursos de Administração sob a ótica dos patrimônios disposicionaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001187196pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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