Análise de intenção de compra de vinho em embalagens alternativas no Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho trata de uma pesquisa sobre o consumo de vinhos em embalagens alternativas no Rio Grande do Sul. Tem como objetivo compreender como se dá a intenção de consumo de vinho em embalagens alternativas e considera critérios de decisão, atributos do produto e atributos situacionais, além de outros agentes de influência, identificados na revisão de literatura. O embasamento teórico compreende os conceitos de comportamento do consumidor, processo de decisão de compra, formação de intenção ...
Este trabalho trata de uma pesquisa sobre o consumo de vinhos em embalagens alternativas no Rio Grande do Sul. Tem como objetivo compreender como se dá a intenção de consumo de vinho em embalagens alternativas e considera critérios de decisão, atributos do produto e atributos situacionais, além de outros agentes de influência, identificados na revisão de literatura. O embasamento teórico compreende os conceitos de comportamento do consumidor, processo de decisão de compra, formação de intenção e Teoria do Comportamento Planejado. A pesquisa foi realizada em 2022 por meio de pesquisa experimental, pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, com realização de experimento com técnicas projetivas, e analisada através de método de Análise Conjunta. Os principais resultados descrevem a percepção do público acerca das embalagens alternativas de acordo com cada perfil explorado na amostra, bem como o entendimento da garrafa de vidro com menos de 750ml como embalagem de maior aderência. Também foram analisadas as influências dos estímulos traçados e manipulados no experimento e, por fim, a parte qualitativa da pesquisa, a fim de identificar que atitudes, normas subjetivas e controles percebidos podem afetar o processo de intenção de consumo. ...
Abstract
This study is a research on the consumption of wines in alternative packaging in Rio Grande do Sul. It aims to understand how the intention to consume wine in alternative packaging is given taking into consideration decision-making criteria, product attributes, situational attributes, and other agents of influence identified in literature review. The literature review encompasses the concepts of consumer behavior, purchase decision-making process, intention formation, and Theory of Planned Beha ...
This study is a research on the consumption of wines in alternative packaging in Rio Grande do Sul. It aims to understand how the intention to consume wine in alternative packaging is given taking into consideration decision-making criteria, product attributes, situational attributes, and other agents of influence identified in literature review. The literature review encompasses the concepts of consumer behavior, purchase decision-making process, intention formation, and Theory of Planned Behavior. The research was conducted in 2022 through experimental research, qualitative research, and quantitative research, where the experiment was conducted using projective techniques and analyzed through the Conjoint Analysis method. The main results describe the perception of the public regarding the alternative packaging according to each profile explored in the sample, as well as the understanding of glass bottles with less than 750ml as the most adherent packaging. The influences of the stimuli traced and manipulated in the experiment were also analyzed, and finally, the qualitative part of the research was used to identify how attitudes, subjective norms, and perceived controls can affect the intention to consume. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License