Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMüller, Fernanda Mariapt_BR
dc.contributor.authorKasper, Júlia Weberpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T03:19:35Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266806pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por principal objetivo verificar se as variáveis sociodemográficas gênero, idade, renda, curso de graduação e o período do curso exercem influência no nível de aversão à perda. Os resultados obtidos baseiam-se em dados coletados por meio de questionários aplicados a 168 estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul divididos entre os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, tendo sido aplicado entre os meses de novembro e janeiro de 2023, de forma não probabilística e por conveniência. Os problemas utilizados nessa pesquisa baseiam-se no questionário desenvolvido por Kahneman e Tversky (1979), quando identificaram o fenômeno da aversão à perda. A análise dos resultados foi dividida em três blocos, conforme seu objetivo. A primeira parte da análise teve como objetivo caracterizar a amostra e foi referente às perguntas iniciais do questionário que tratavam de variáveis sociodemográficas. A segunda parte, por sua vez, se concentrou em analisar a relação dos respondentes com os investimentos, os sentimentos envolvidos nessas operações, em quais produtos investem e em quais investiram caso tivessem mais dinheiro para aplicar ou mais conhecimento sobre finanças e as motivações por trás dessas escolhas nos investimentos. Já a terceira e última parte procurou elucidar, através de situações hipotéticas, o comportamento “irracional” dos estudantes quanto aos seus investimentos, testando a ilusão cognitiva de aversão à perda. Para isso, foi reaplicado parte do questionário de pesquisa desenvolvido por Kahneman e Tversky (1979). Apesar de os resultados dos estudos mostrarem indícios de influência do gênero, da idade, da renda e do curso de graduação no nível de aversão à perda dos estudantes, ao se tomar por base a quantidade de problemas utilizados no questionário de pesquisa, pode-se concluir que essas três variáveis não exercem influência significativa no nível de aversão à perda dos pesquisados.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this study is to verify whether the sociodemographic variables gender, age, income, graduation course and period of the course influence the level of loss aversion. The results obtained are based on data collected through questionnaires applied to 168 students from the Federal University of Rio Grande do Sul divided between the Business Administration, Accounting Sciences, and Economic Sciences courses, having been applied between the months of November and January of 2023, in a non-probabilistic way and for convenience. The problems used in this research are based on the questionnaire developed by Kahneman and Tversky (1979) when they identified the loss aversion phenomenon. The analysis of the results was divided into three blocks, according to its objective. The first part of the analysis aimed to characterize the sample and referred to the initial questions of the questionnaire that dealt with sociodemographic variables. The second part, in turn, focused on analyzing the respondents' relationship with investments, the feelings involved in these operations, in which products they invest and in which they would invest if they had more money to invest, or more knowledge about finance and the motivations behind these investment choices. The third and final part sought to elucidate, through hypothetical situations, the “irrational” behavior of students regarding their investments, testing the cognitive illusion of loss aversion. For this, part of the research questionnaire developed by Kahneman and Tversky (1979) was reapplied. Although the results of the studies show evidence of the influence of gender, age, income and graduation course on the students' level of aversion to loss, when based on the number of problems used in the research questionnaire, one can conclude that th ese three variables do not have a significant influence on the level of loss aversion of the respondents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectLoss aversionen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectBehavioral financeen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectProspect theoryen
dc.subjectInvestimento financeiropt_BR
dc.titleAnálise da aversão : influência de variáveis sociodemográficas na aversão à perda de estudantes da área de negócios da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001185823pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples