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dc.contributor.advisorEccel, Cláudia Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorReigert, Bruna Luizapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-08T03:24:39Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266750pt_BR
dc.description.abstractO surgimento da pandemia da Covid-19 em 2020 mudou a forma como o trabalho era realizado. Muitas empresas optaram por adotar o teletrabalho como forma de proteger seus funcionários da exposição à doença e garantir a continuidade de suas atividades. Um ano depois do fim do isolamento a tendência do trabalho flexível permanece. Este estudo vem com o objetivo de entender como os trabalhadores de empresas do setor da TI experienciam a qualidade de vida no teletrabalho. Para a coleta de dados foi divulgado um questionário com pessoas de interesse ao objeto de pesquisa, a participação total contou com 100 respondentes, a partir disso foi realizado um filtro que selecionou uma amostra de um grupo de 77 pessoas. Através da análise dos dados foi possível identificar as percepções dos pesquisados sobre a influência do home office na qualidade de vida no trabalho, tratando dos aspectos da organização do trabalho, dos fatores e dimensões da QVT e das práticas gerenciais voltadas para o bem estar do colaborador. Os resultados revelam uma melhora na qualidade de vida dos trabalhadores que realizam suas atividades em home office. Quando questionados, os teletrabalhadores apontam para as vantagens deste modelo de trabalho, como a redução do deslocamento e estresse no trânsito, maior proximidade com familiares e tempo disponível para atividades de lazer. Do outro lado, indicam as práticas de gestão observadas que fortalecem o bem estar dos teletrabalhadores, como o fornecimento de estrutura adequada de trabalho e ferramentas de comunicação eficazes para diminuir a tendência ao isolamento de seus funcionários, assim como atividades de integração, tanto à distância como presencialmente, para gerar e manter relacionamentos interpessoais positivos.pt_BR
dc.description.abstractThe emergence of the Covid-19 pandemic in 2020 changed the way work was carried out. Many companies have chosen to adopt telecommuting as a way to protect their employees from exposure to the disease and ensure the continuity of their activities. A year after the end of isolation, the flexible work trend continues. This study aims to understand how workers from companies in the IT sector experience quality of life in telework. For data collection, a questionnaire was released with people of interest to the research object, the total participation had 100 respondents, from this a filter was carried out that selected a sample from a group of 77 people. Through data analysis, it was possible to identify the perceptions of those surveyed about the influence of the home office on the quality of working life, dealing with aspects of work organization, factors and dimensions of QWL and management practices aimed at the well-being of the employee. The results reveal an improvement in the quality of life of workers who perform their activities at home office. When questioned, teleworkers point to the advantages of this work model, such as reducing commuting and stress in traffic, greater proximity to family members and time available for leisure activities. On the other hand, they indicate the observed management practices that strengthen the well-being of teleworkers, such as providing an adequate work structure and effective communication tools to reduce the tendency for employees to become isolated, as well as integration activities, both remotely as face-to-face, to generate and maintain positive interpersonal relationships.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectQuality of working lifeen
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectHome officeen
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectIT sectoren
dc.subjectOrganização do trabalhopt_BR
dc.titleQualidade de vida no teletrabalho : uma análise da perspectiva de trabalhadores de empresas do setor de TIpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177995pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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