Mostrar el registro sencillo del ítem
O psicodrama pedagógico e o processo de ensino-aprendizagem de ética nos cursos de administração da UFRGS
dc.contributor.advisor | Azevêdo, Ariston | pt_BR |
dc.contributor.author | Binotto, Ághata Corrêa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-07T03:22:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/266707 | pt_BR |
dc.description.abstract | Posto que o profissional de administração é responsável por tomadas de decisões que interferem diretamente na dinâmica de causalidade sobre a qual funciona a vida humana associada, torna-se fundamental que tenham em sua formação acadêmica alicerce ético e moral para agir diante o complexo universo organizacional. Assim, a presente pesquisa exploratória-propositiva buscou analisar os recursos didático-pedagógicos utilizados na disciplina de Filosofia e Ética em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contrapondo-os ao uso da pedagogia psicodramática como um instrumento de melhoramento do processo de ensino-aprendizagem de ética na formação de administradores. A partir da análise documental foi possível contrapor as metodologias tradicionalmente empregadas no ensino superior a abordagens educacionais cujo foco é o aluno e o seu processo de aprendizagem mas também, o ser humano representado pelo aluno e o seu processo de significação e intersubjetividade diante os problemas do tecido social. Ao final, um esboço de aplicação do método educacional psicodramático foi elaborado com vistas a futuras aplicações práticas da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.abstract | Since the administration professional is responsible for making decisions that directly interfere in the dynamics of causality on which the associated human life works, it becomes fundamental that they have an ethical and moral foundation in their academic training to act in the face of the complex organizational universe. So, this exploratory-propositive research sought to analyze the didactic-pedagogical resources used in the disciplines of Philosophy and Ethics in Administration course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), opposing them to the use of psychodramatic pedagogy as an instrument for improving the process of teaching-learning of ethics, in the training of administrators. Based on the documental analysis, it was possible to oppose the methodologies traditionally used in university education to educational approaches whose focus is the student and his learning process, but also the human being represented by the student and his process of meaning and intersubjectivity facing the problems of the social fabric. At the end, an outline of the application of the psychodramatic methodology was elaborated with a view to future practical applications of the research. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração | pt_BR |
dc.subject | Psychodramatic pedagogy | en |
dc.subject | Teaching-learning in administration | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Ethical training of administrators | en |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Curso de administração | pt_BR |
dc.title | O psicodrama pedagógico e o processo de ensino-aprendizagem de ética nos cursos de administração da UFRGS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001177647 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022/2 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Administración (3221)