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dc.contributor.advisorAzevêdo, Aristonpt_BR
dc.contributor.authorBinotto, Ághata Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-07T03:22:41Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266707pt_BR
dc.description.abstractPosto que o profissional de administração é responsável por tomadas de decisões que interferem diretamente na dinâmica de causalidade sobre a qual funciona a vida humana associada, torna-se fundamental que tenham em sua formação acadêmica alicerce ético e moral para agir diante o complexo universo organizacional. Assim, a presente pesquisa exploratória-propositiva buscou analisar os recursos didático-pedagógicos utilizados na disciplina de Filosofia e Ética em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contrapondo-os ao uso da pedagogia psicodramática como um instrumento de melhoramento do processo de ensino-aprendizagem de ética na formação de administradores. A partir da análise documental foi possível contrapor as metodologias tradicionalmente empregadas no ensino superior a abordagens educacionais cujo foco é o aluno e o seu processo de aprendizagem mas também, o ser humano representado pelo aluno e o seu processo de significação e intersubjetividade diante os problemas do tecido social. Ao final, um esboço de aplicação do método educacional psicodramático foi elaborado com vistas a futuras aplicações práticas da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractSince the administration professional is responsible for making decisions that directly interfere in the dynamics of causality on which the associated human life works, it becomes fundamental that they have an ethical and moral foundation in their academic training to act in the face of the complex organizational universe. So, this exploratory-propositive research sought to analyze the didactic-pedagogical resources used in the disciplines of Philosophy and Ethics in Administration course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), opposing them to the use of psychodramatic pedagogy as an instrument for improving the process of teaching-learning of ethics, in the training of administrators. Based on the documental analysis, it was possible to oppose the methodologies traditionally used in university education to educational approaches whose focus is the student and his learning process, but also the human being represented by the student and his process of meaning and intersubjectivity facing the problems of the social fabric. At the end, an outline of the application of the psychodramatic methodology was elaborated with a view to future practical applications of the research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administraçãopt_BR
dc.subjectPsychodramatic pedagogyen
dc.subjectTeaching-learning in administrationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEthical training of administratorsen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCurso de administraçãopt_BR
dc.titleO psicodrama pedagógico e o processo de ensino-aprendizagem de ética nos cursos de administração da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177647pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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