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dc.contributor.authorWolffenbüttel, Rodrigo Forestapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-02T03:26:44Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1519-7050pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266511pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo versa sobre o processo de legitimação de valores sustentáveis no interior de redes produtivas empresariais, abordando mais especificamente as recentes transformações na gestão empresarial, com base na noção de sustentabilidade, a partir do crescente conjunto de pressões sociais que ampliaram os riscos de contestação das práticas e reputações das empresas. O objetivo do estudo é voltado para a compreensão do fenômeno social da institucionalização e apropriação de critérios sustentáveis no interior dessas organizações empresariais. Para tanto foram investigados os documentos de comunicação divulgados por empresas ligadas à rede produtiva do plástico verde, um produto que possui as mesmas propriedades físicas do plástico convencional, porém é derivado de uma matéria-prima não fóssil (etanol). A análise de conteúdo realizada aponta para a ampliação do escopo dos documentos e seu público-alvo, mas também demonstra os limites e a crescente relevância da noção de sustentabilidade integrada ao negócio para a estratégia empresarial. Além disso, propõe-se uma discussão sobre a capacidade dessa integração configurar um novo paradigma econômico da sustentabilidade, também conhecido como economia verde.pt_BR
dc.description.abstractThis study is about the process of legitimation of sustainable values within enterprise production networks. It specifically addresses the recent changes in corporate management, based on the notion of sustainability, as a result of the growing body of social pressures that increased the risk of contestation of practices and reputations of companies. The objective of the study is aimed at understanding the social phenomenon of institutionalization and appropriation of sustainable criteria within these business organizations. Therefore, we investigated the communication documents released by companies linked to the productive network of green plastic, a product that has the same physical properties of conventional plastic, but is derived from a non-fossil raw material (ethanol). The content analysis points to the expansion of the scope of the documents and their target audience, but also demonstrates the limits and the increasing relevance of the concept of integrated sustainability to the business for the corporaret strategy. The article also proposes a discussion on the ability of this integration to set up a new economic paradigm of sustainability, also known as green economy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiências sociais UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 52, n. 3 (set./dez. 2016), p. 362-372pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEconomia verdept_BR
dc.subjectGreen plasticen
dc.subjectGreen economyen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleSustentabilidade e economia verde, limites e potencialidades da gestão sustentávelpt_BR
dc.title.alternativeSustainability and green economy, limits and potential of sustainable management en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001187473pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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