Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMartinewski, Andre Luispt_BR
dc.contributor.authorFlesch, Ginésiopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-01T03:24:59Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266437pt_BR
dc.description.abstractEm um mundo globalizado e cada vez mais competitivo, as empresas precisam continuamente aprimorar seus processos de produção e seus instrumentos de gestão. Dentre os instrumentos de gestão, os sistemas de custos e a estratégia de produção passam a ter um papel cada vez mais importante. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a sistemática adotada por uma empresa fabricante de componentes automotivos para a sua gestão de custos e sobre o alinhamento estratégico do produto da empresa com o que o cliente valoriza. Inicialmente descreve-se o negócio na qual a empresa está inserida e dos desafios, cada vez maiores, para manter-se competitiva. Considerando-se uma situação problema vivenciada pela empresa procura-se questionar a gestão de custos e de qualidade, bem como a estratégia de manufatura adotada pela empresa. Este questionamento é feito a partir da perspectiva do autor, buscando compartilhamento da sua perspectiva com outras pessoas da empresa através de uma sequência estruturada. O objetivo do autor é apresentar quais as alternativas para tomada de decisão e quais os possiveis desdobramentos da tomada de decisão. A seguir é feita uma revisão bibliográfica dos principais conceitos discutidos no texto: custos gerenciais, estratégias de manufatura e gestão da qualidade. Por fim, apresentam-se as conclusões sobre os possíveis desdobramentos e principalmente sobre a aprendizagem obtida pela empresa a apartir dos questionamentos levantados no trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndústria de autopeçaspt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleRefinando a competitividade através dos métodos de custeio e da gestão estratégica de manufatura : um estudo de caso na indústria de autopeçaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000521838pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Empresarialpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem