Navegação Ciências Humanas por Assunto "Geografia"
Resultados 1-20 de 35
-
Os arredores da escola : lugarizando a aprendizagem, vivenciando a geografia por meio de maquestes e cordel
(2016) [Capítulo de livro] -
Atlas WikiEscolas : estágios supervisionados em geografia I e II
(UFRGS, 2022) [Livro] -
Cibercultura e currículo nômade : potencialidades para aprender geografia
(2019) [Capítulo de livro]Em tempos e espaços de aprendizagem ubíqua, a sala de aula torna-se um território multidimensional, fonte de saberes múltiplos, conectados, multifacetados e interativos, no qual o digital encontra-se arraigado no cotidiano ... -
A construção do conhecimento cartográfico nas aulas de Geografia
(C&A Alfa Comunicação, 2020) [Livro] -
Desafios para potencializar o livro didático de geografia
(2017) [Capítulo de livro] -
As distorções projetivas de pensamento linear num movimento entre a geografia e a cartografia no ensino escolar
(2020) [Capítulo de livro] -
A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais
(2022) [Capítulo de livro]O estudo trata sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Discute perspectivas para o ensino desses componentes curriculares na direção do diálogo com o cotidiano e que considere as ... -
Ensino da geografia : espacialidades e neurociência
(2019) [Capítulo de livro]Realizamos neste capítulo, uma breve viagem pelo universo que há em nossa mente, transitamos pelo Espaço Geográfico, pelo ensino de Geografia, pela Epistemologia Genética e pelas Neurociências Cognitivas. Inicialmente, ... -
Ensino de geografia, rupturas, permanências e a complexidade : quais as aproximações possíveis?
(2019) [Capítulo de livro]Como é ser professor de Geografia na contemporaneidade? Quais caminhos podem ser tomados na formação docente frente às expectativas da sociedade da informação? Existe no presente uma racionalidade pedagógica, ou não? Através ... -
Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar
(2019) [Capítulo de livro]O texto procura destacar as dissertações de cinco mestres do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Bohrer, Borges, Cardoso (2016), Cardoso (2017) e Menezes. Sem a pretensão ... -
A escuta atenta através da geografia : o ensino médio técnico integrado visto pelos jovens fonteiriços
(2019) [Capítulo de livro]O presente texto tem como objetivo analisar os sentidos e as expectativas que os jovens da primeira turma do IFPR – Campus Avançado Barracão, atribuem ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) e ao Ensino ... -
E se a maçã que ofereceram a Eva fosse verde, que (outras) espacialidades poderíamos ter?
(2019) [Capítulo de livro]O objetivo deste ensaio é empreender uma cautelosa e preliminar análise sobre a pós-modernidade, que a coloca como sendo parte de uma mudança no Ocidente, embora com natureza e profundidade discutíveis, na forma de sentir ... -
Espaços ausentes e não inexistentes na geografia escolar
(2019) [Capítulo de livro]Este texto reflete sobre os processos de conhecimento dos alunos de Geografia na Educação Básica, compreendendo tanto o papel fundamental do professor como a responsabilidade das universidades formadoras destes professores. ... -
Estrutura e dinâmica socioespacial das aglomerações urbanas em tempos de globalização
(2016) [Texto de apresentação/encerramento] -
Fugir do tédio e do denuncismo : mestres com fome e em busca de ensino e aprendizagem significativas
(2016) [Capítulo de livro] -
Geografia e livro didático para tecer leituras de mundo
(Oikos, 2019) [Livro] -
Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia
(2019) [Capítulo de livro]O presente artigo visa investigar a epistemologia do professor de Geografia. Ou seja, conhecer as concepções epistemológicas de Geografia e de Educação que assentam as práticas educativas de professores e acadêmicos de ... -
A importância do sentindo nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um (re)conhecimento entre o seujeito e o mundo
(2019) [Capítulo de livro]O presente trabalho possui como tema a importância da presença de sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido (FRANKL, 2008) como facilitador ou não do processo de ... -
A importância do tempo na leitura do espaço : reflexões a partir da espacialidades e das temporalidades nas representações dos alunos do 5º ano no contexto da pré-história
(2019) [Capítulo de livro]O presente texto coloca a necessidade de discutir o compromisso do professor da área de Ciências Humanas em compreender o processo que envolve a cognição dos Sujeitos alunos, bem como o significado das representações que ... -
O jovem contemporâneo e a geografia escolar : tão perto e tão longe
(2016) [Capítulo de livro]