Listar Ciencias Humanas por tema "Geography teaching"
Mostrando ítems 1-10 de 10
-
Cibercultura e currículo nômade : potencialidades para aprender geografia
(2019) [Capítulo de libro]Em tempos e espaços de aprendizagem ubíqua, a sala de aula torna-se um território multidimensional, fonte de saberes múltiplos, conectados, multifacetados e interativos, no qual o digital encontra-se arraigado no cotidiano ... -
A cidade e suas representações : compreender provisoriamente o espaço urbano
(2021) [Capítulo de libro]Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada a partir da preocupação de uma professora-pesquisadora da rede municipal de ensino no município de Cachoerinha/RS. Seu objetivo inicial é fazer reflexões sobre a sua prática ... -
Ensino da geografia : espacialidades e neurociência
(2019) [Capítulo de libro]Realizamos neste capítulo, uma breve viagem pelo universo que há em nossa mente, transitamos pelo Espaço Geográfico, pelo ensino de Geografia, pela Epistemologia Genética e pelas Neurociências Cognitivas. Inicialmente, ... -
Entendendo a importância da fotografia no ensino de Geografia por meio de questionários com autores e pesquisadores do Livro Didático de Geografia (LDG)
(2021) [Capítulo de libro]Este capítulo faz parte da tese de doutorado – defendida no ano de 2018 no Posgea-Ufrgs, sob a orientação do professor Dr. Nestor André Kaercher – e busca refletir sobre a importância das fotografias dos livros didáticos ... -
A escuta atenta através da geografia : o ensino médio técnico integrado visto pelos jovens fonteiriços
(2019) [Capítulo de libro]O presente texto tem como objetivo analisar os sentidos e as expectativas que os jovens da primeira turma do IFPR – Campus Avançado Barracão, atribuem ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) e ao Ensino ... -
Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia
(2019) [Capítulo de libro]O presente artigo visa investigar a epistemologia do professor de Geografia. Ou seja, conhecer as concepções epistemológicas de Geografia e de Educação que assentam as práticas educativas de professores e acadêmicos de ... -
A importância do sentindo nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um (re)conhecimento entre o seujeito e o mundo
(2019) [Capítulo de libro]O presente trabalho possui como tema a importância da presença de sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido (FRANKL, 2008) como facilitador ou não do processo de ... -
Nem só de mapas se faz a geografia : os diferentes nas aulas de geografia
(2019) [Capítulo de libro]Esse artigo visa publicizar algumas discussões que dizem respeito às práticas homogeneizadoras de identidades na escola, de modo a, através das aulas de Geografia, desnaturalizar discursos sobre as minorias e/ou grupos ... -
“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas
(2021) [Capítulo de libro]O texto analisa como as memórias de professores da Licenciatura em Geografia constroem suas identidades docentes e influenciam na formação dos licenciandos. Adotou-se o método (auto)biográfico, a metodologia das Histórias ... -
O “novo normal” como oportunidade para desenvolvermos uma geografia sensível na prática : momento para realçar diálogos em sala de aula sobre ciência, ambiente e nosso espaço cotidiano
(2021) [Capítulo de libro]A Geografia Sensívelé concebida como um modo de ensinar Geografia que resumidamente busca promover espacialidades vividas por educadores e educandos em sala de aula. O artigo refletirá a Geografia Sensível no contexto da ...