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dc.contributor.advisorSouza, André João dept_BR
dc.contributor.authorZaccani, Calvin Chavespt_BR
dc.date.accessioned2023-10-28T03:33:58Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266374pt_BR
dc.description.abstractO processo convencional de forjamento a quente para produzir componentes demanda grande energia devido aos tratamentos térmicos. A utilização de aços modificados pode reduzir esses gastos, eliminando etapas como têmpera e revenimento. Neste estudo foi comparada a usinabilidade de pré-formas de engrenagem cônicas obtidas em cenário industrial do aço bainítico de resfriamento contínuo DIN 18MnCrSiMo6-4 e do aço automotivo de microestrutura ferrítico-perlítica DIN 20MnCr5 comumente utilizado na indústria. Foram estudados também os efeitos das diferentes rotas de forjamento nesses materiais. Foram coletados dados de força de usinagem, rugosidade, dureza e metalografia. Os resultados obtidos mostram que o aço bainítico de resfriamento contínuo exige mais força para remoção de material devido principalmente à sua maior dureza e menor concentração de enxofre quando comparado com o aço convencional. Contudo, o aço bainítico apresentou melhores resultados de acabamento superficial.pt_BR
dc.description.abstractThe conventional hot forging process for producing components demands significant energy due to thermal treatments. The use of modified steels can reduce these expenses by eliminating steps like quenching and tempering. This study compared the machinability of preforms from industrial scenarios: the bainitic steel DIN 18MnCrSiMo6-4 with continuous cooling and the automotive ferritic-pearlitic steel DIN 20MnCr5 commonly used in the industry. The effects of different forging routes on these materials were also investigated. Data on machining force, surface roughness, hardness, and metallography were collected. The results indicate that the bainitic steel with continuous cooling requires more machining force due primarily to its higher hardness and lower sulfur content when compared to conventional steel. However, the bainitic steel presented better results in surface finish.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMachiningen
dc.subjectAço bainíticopt_BR
dc.subjectUsinagempt_BR
dc.subjectForgingen
dc.subjectForjamentopt_BR
dc.subjectBainiteen
dc.titleAnálise comparativa da usinabilidade do aço bainítico de resfriamento contínuo DIN 18MnCrSiMo6-4 com o aço DIN 20MnCr5pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186340pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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