Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes
dc.contributor.author | Klein, Angela Luciane | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Marcelino de | pt_BR |
dc.contributor.author | Troian, Alessandra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T03:39:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1517-1256 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/266276 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo evidenciar o papel desempenhado pelas propriedades rurais pedagógicas na promoção da educação ambiental. A análise tem como base os resultados de uma pesquisa realizada em propriedades rurais que integram o Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) e o projeto ‘Viva Ciranda’, de Joinville (SC). Metodologicamente, utilizou-se a observação das atividades educativas propostas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 11 proprietários, donos de propriedades que desenvolvem atividades com crianças, e 22 professores, responsáveis pelas turmas que visitaram estes espaços. Como principais resultados, evidenciaram-se as múltiplas experiências práticas possibilitadas aos alunos, onde os sentidos são constantemente estimulados pelos sabores, cheiros, cores e sons. Conclui-se que essas propriedades constituem verdadeiros laboratórios de aprendizagens que contribuem sobremaneira para o processo de educação ambiental e valorização da natureza. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to highlight the role played by educational farms in promoting environmental education. The analysis is based on the results of a survey conducted on farms that are part of the Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) and the project 'Viva CIRANDA', Joinville (SC). Methodologically, we used the observation of the educational activities proposed and semi-structured interviews with 11 owners, property owners who develop activities with children, and 22 teachers responsible for classes that have visited these spaces. The main results showed up multiple experiments practices enabled students, where the senses are constantly stimulated by the tastes, smells, colors and sounds. We conclude that these properties are true laboratories of learning that contribute significantly to the process of environmental education and appreciation of nature. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista eletrônica do mestrado em educação ambiental. Rio Grande, RS. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 41-59 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching rural properties | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educational experiences | en |
dc.subject | Environmental Education | en |
dc.title | Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberes | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental education in pedagogical rural farms : a world of experiences, flavors and knowledge | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000932501 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Applied and Social Sciences (4125)