Show simple item record

dc.contributor.authorKlein, Angela Lucianept_BR
dc.contributor.authorSouza, Marcelino dept_BR
dc.contributor.authorTroian, Alessandrapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-26T03:39:22Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1517-1256pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266276pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo evidenciar o papel desempenhado pelas propriedades rurais pedagógicas na promoção da educação ambiental. A análise tem como base os resultados de uma pesquisa realizada em propriedades rurais que integram o Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) e o projeto ‘Viva Ciranda’, de Joinville (SC). Metodologicamente, utilizou-se a observação das atividades educativas propostas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 11 proprietários, donos de propriedades que desenvolvem atividades com crianças, e 22 professores, responsáveis pelas turmas que visitaram estes espaços. Como principais resultados, evidenciaram-se as múltiplas experiências práticas possibilitadas aos alunos, onde os sentidos são constantemente estimulados pelos sabores, cheiros, cores e sons. Conclui-se que essas propriedades constituem verdadeiros laboratórios de aprendizagens que contribuem sobremaneira para o processo de educação ambiental e valorização da natureza.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to highlight the role played by educational farms in promoting environmental education. The analysis is based on the results of a survey conducted on farms that are part of the Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) and the project 'Viva CIRANDA', Joinville (SC). Methodologically, we used the observation of the educational activities proposed and semi-structured interviews with 11 owners, property owners who develop activities with children, and 22 teachers responsible for classes that have visited these spaces. The main results showed up multiple experiments practices enabled students, where the senses are constantly stimulated by the tastes, smells, colors and sounds. We conclude that these properties are true laboratories of learning that contribute significantly to the process of environmental education and appreciation of nature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista eletrônica do mestrado em educação ambiental. Rio Grande, RS. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 41-59pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching rural propertiesen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducational experiencesen
dc.subjectEnvironmental Educationen
dc.titleEducação ambiental em propriedades rurais pedagógicas : um mundo de experiências, sabores e saberespt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in pedagogical rural farms : a world of experiences, flavors and knowledgeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000932501pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record