Infiltrados na Klan : história, memória e segregação racial nos Estados Unidos
Fecha
2023Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este artigo analisa a representação da memória da segregação racial nos Estados Unidos no filme "Infiltrados na Klan" (2018) de Spike Lee. Examina-se a relação entre cinema e história como fonte de pesquisa e como o cinema contribui para a produção de memórias coletivas em disputa. O objetivo central é compreender como o passado traumático da população negra nos EUA é retratado no filme e como isso se relaciona com o presente, resultando em debates contemporâneos. O artigo também busca preenche ...
Este artigo analisa a representação da memória da segregação racial nos Estados Unidos no filme "Infiltrados na Klan" (2018) de Spike Lee. Examina-se a relação entre cinema e história como fonte de pesquisa e como o cinema contribui para a produção de memórias coletivas em disputa. O objetivo central é compreender como o passado traumático da população negra nos EUA é retratado no filme e como isso se relaciona com o presente, resultando em debates contemporâneos. O artigo também busca preencher uma lacuna na historiografia brasileira sobre o tema da segregação racial nos EUA, revisitando um assunto já bastante abordado pela historiografia de ambos os países: o racismo. A pesquisa utiliza conceitos sociológicos para discutir temáticas raciais e aborda a relação entre cinema, história e memória. ...
Abstract
This article analyzes the representation of the memory of racial segregation in the United States in the film "BlacKkKlansman" (2018) by Spike Lee. It examines the relationship between cinema and history as a source of research and how cinema contributes to the production of memories disputed collectives. The central objective is to understand how the traumatic past of the black population in the USA is portrayed in the film and how it relates to the present, resulting in contemporary debates. ...
This article analyzes the representation of the memory of racial segregation in the United States in the film "BlacKkKlansman" (2018) by Spike Lee. It examines the relationship between cinema and history as a source of research and how cinema contributes to the production of memories disputed collectives. The central objective is to understand how the traumatic past of the black population in the USA is portrayed in the film and how it relates to the present, resulting in contemporary debates. The article also seeks to fill a gap in Brazilian historiography on the subject of racial segregation in the USA, revisiting a subject already extensively addressed by the historiography of both countries: racism. The research uses sociological concepts to discuss racial themes and addresses the relationship between cinema, history and memory. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Colecciones
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